Covid-19: Agenda exclusiva para vacina de gestantes, puérperas e lactantes abre hoje (21)

Imunização será ofertada ao longo desta semana nas três salas de vacina da cidade

BRUSQUE

  21 de junho de 2021


Ouça o texto
Covid-19: Agenda exclusiva para vacina de gestantes, puérperas e lactantes abre hoje (21)

A Prefeitura de Brusque, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, informa que abre nesta segunda-feira (21), às 13h, no site oficial do município, o agendamento para vacina em primeira dose contra a Covid-19, exclusivo para gestantes, puérperas e lactantes.

A vacinação deste grupo prioritário será disponibilizada conforme a oferta de vagas no sistema eletrônico de agenda, até sexta-feira (25), nas três salas de Vacina em funcionamento na cidade – duas na Unifebe e uma na Uniasselvi (Vila Schlosser).

Para a vacinação destas três categorias de público prioritário, conforme determina a nota técnica número 029 da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, é necessário comprovação por meio de indicação médica, que ficará retida para conferências posteriores.

Para a comprovação:

Gestantes e puérperas: devem comprovar a sua condição por meio de relatório médico, carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal, declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento, além do relatório médico ou prescrição indicando a vacina Covid-19, comprovante de residência e documento com foto.

Lactantes: deverão comprovar a sua condição mediante apresentação de prescrição ou declaração médica, além de documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Novas doses

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, ainda nesta segunda-feira, devem chegar à cidade 2.090 doses de vacina para atender a este grupo populacional ao longo dos próximos dias.

Além das gestantes, puérperas e lactantes, também segue nesta semana a vacinação para o grupo por idade de 48 anos ou mais, que tem agenda aberta no site do município até 02 de julho.

“Frisamos que esta nova agenda está sendo aberta de forma exclusiva para gestantes, puérperas e lactantes, conforme determina a Nota Técnica do Governo do Estado. Se alguma pessoa de outro grupo populacional se cadastrar nesta vaga, ela não vai ser imunizada, pois não temos respaldo legal para isso e precisamos cumprir o que estabelece a nota técnica. Além disso, essa pessoa de outro grupo precisa lembrar que estará tirando a oportunidade de outra que deveria ser contemplada”, ressalta Ariane Fischer.

O agendamento da vacinação contra a Covid-19 em Brusque está disponível no site https://agendamentos.smsbrusque.sc.gov.br/.

No endereço eletrônico, o cidadão encontra as informações dos grupos prioritários atendidos, a lista de comorbidades estabelecida pelo Ministério da Saúde e os documentos comprobatórios que cada grupo deve apresentar no momento em que for receber o imunizante.

Inscreva-se na newsletter.