Coordenador do IBGE explica Censo Demográfico 2020 para secretários municipais

Explicação ocorreu durante reunião periódica de alinhamento realizada pela Prefeitura de Brusque

BRUSQUE

  24 de setembro de 2019


Ouça o texto
Coordenador do IBGE explica Censo Demográfico 2020 para secretários municipais

Planejar o futuro é agir no presente. Com esse mote, a Prefeitura de Brusque, por intermédio da Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica, realizou, durante a última semana, mais uma reunião de alinhamento com o seu corpo de secretários e diretores.

O encontro, que ocorre periodicamente com o objetivo de acompanhar o desempenho das secretarias, órgãos, fundações e autarquias do Município de Brusque, contou com a participação especial do coordenador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Brusque, Alexandre Magno Cardoso.

Atendendo o convite do governo municipal, Cardoso discorreu aos presentes acerca dos processos que serão realizados durante o Censo 2020. “Estamos realizando essa apresentação a várias camadas da sociedade local, para incentivar a prestação de colaboração em todas as etapas do censo. Com isto, o IBGE atende aos princípios de transparência, do engajamento e da cidadania”, afirma Cardoso.

A ocasião também serviu para reflexão acerca da importância do Censo Demográfico 2020 para o planejamento público e privado, já que o levantamento servirá, dentre outras coisas, para base do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“É importante sabermos como e quando será feito o trabalho em campo”, afirma o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi. “Aproveitamos também para pedir a colaboração da população, para que atenda bem os servidores do IBGE que percorrerão as ruas de Brusque”, finaliza.

Presente na reunião, o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, afirmou que todas as secretarias, órgãos, fundações e autarquias devem ser solícitas e auxiliarem no máximo o processo do órgão federal. “É uma operação complexa. Cada casa em Brusque, praticamente, receberá a visita dos recenseadores. Quem sai ganhando é a cidade com a colaboração de todas”.

Inscreva-se na newsletter.