Convênio firmado com Prefeitura de Brusque possibilita aquisição de armas de grosso calibre para Polícia Militar

Foram investidos R$ 63 mil para a aquisição de sete fuzis e duas mil munições

20 de setembro de 2019

A Polícia Militar de Brusque realizou a aquisição de sete armas de grosso calibre que serão fundamentais no trabalho do dia a dia da corporação. A partir de agora, cada veículo que estiver na rua terá um fuzil com os policiais que estarão em atendimentos às ocorrências. As armas foram obtidas por meio do convênio de radiopatrulha, projeto da Prefeitura de Brusque aprovado pela Câmara de Vereadores que possibilitou a destinação dos recursos para compra dos armamentos e munições, conforme ressalta o vice-prefeito, Ari Vequi. “Quando o fundo (Fumpom) acabou, criamos o convênio e depois fizemos a autorização para compra do armamento por meio deste recurso. Desde o primeiro momento trabalhamos em cima desse projeto de lei e, graças ao trabalho da Prefeitura, em parceria com a Câmara, AciBr, CDL, Ampe, Bombeiros e Sindilojas conseguimos oportunizar a aquisição destes fuzis que serão muito importantes para o trabalho da Polícia Militar de Brusque.

O Coronel do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, Otávio Manoel Ferreira Filho, destaca que são essas parcerias com a Prefeitura e entidades que fazem de Brusque uma referência nacional de segurança pública. “Iniciativas como essa são fundamentais, porque hoje temos que estar bem preparados para enfrentar a criminalidade”, diz.

Otávio lembra de situações recentes ocorridas em Brusque e região em que a Polícia Militar não tinha poder de fogo para minimizar as ações dos bandidos. “O criminoso tem que saber que, se preciso for, temos condições de confronto e até neutralizar”, defende.

Um dos casos citados foi o assalto há cerca de dois anos à agência da Caixa Econômica Federal do bairro Águas Claras. Outras situações, como as ocorridas recentemente em Blumenau, também foram destacadas. “Infelizmente, em nenhum destes casos a polícia teria poderio de fogo para minimizar as ações dos bandidos”, diz, ao lembrar do assalto com reféns a uma agência bancária no bairro Itoupava e também de um assalto milionário no Aeroporto Quero-Quero.

Outro que abordou a situação foi o comandante da 7ª região da Polícia Militar, coronel Moacir Gomes Ribeiro. “Nessa situação do Quero-Quero, os meliantes estavam com armamentos de alto calibre, inclusive uma .50 que atravessa parede, imagina viaturas, passa como manteiga. Por isso temos que estar preparados, pois é uma tendência natural o aumento da criminalidade”, diz.

O comandante ainda ressalta que cerca de 500 policiais estão para ingressar na corporação e será necessário o mesmo empenho das entidades e sociedade brusquense para que alguns destes sejam alocados para trabalhar na região. “Com mais policiais, inteligência, tecnologia e bom armamento vamos enfrentar a criminalidade em condições de igualdade”, observa.

Além dos sete fuzis, a polícia militar de Brusque ainda vai receber mais cinco armas calibre 12 e mais 12 sparks (armas de choque). Para o uso dos fuzis, foram compradas duas mil munições. Todos os policiais serão treinados para trabalhar com o novo armamento.

A apresentação dar armas foi realizada na tarde de quinta-feira (19) na sede do 18º BPM. Além das autoridades já citadas, participaram, também, o delegado regional de Polícia Civil, Fernando de Faveri, o presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, José Zancanaro, e o presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) Ademir José Jorge.