Controle de estoque do almoxarifado da Saúde é tema de Oficina com servidores

14 de novembro de 2019

Controle de estoque do almoxarifado da Saúde é tema de Oficina com servidores

Melhorar o fluxo de entrada e saída de medicamentos, insumos e materiais de expedientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em toda a rede de atendimento. Este foi um dos objetivos da Oficina de Capacitação direcionada aos servidores responsáveis pelos pedidos do almoxarifado da Secretaria de Saúde de Brusque.

Mais 100 profissionais estiveram reunidos entre os dias 12 e 13 de novembro no Centro Municipal de Inclusão Digital onde puderam na prática, utilizar o sistema G-mus, que gerencia o estoque do órgão, visando otimizar o controle e pedidos. A meta, segundo a Coordenadora de Atenção Básica, Ariane Beatriz Costa Fischer, é beneficiar o usuário e trazer economia para o município. “Quando há informações precisas atualizadas de cada unidade, a equipe do almoxarifado poderá ter um controle mais preciso da quantidade de saída desses produtos. Com isso, a médio e longo prazo, haverá um controle maior na hora da reposição de maneira que não falte a população, bem como, não se crie estoques desnecessários. Quando o município paga por algo que fica muito tempo parado é um investimento desnecessário”, comenta.

Além de medicamentos, a Secretaria de Saúde dispõem de uma série de insumos que são entregues a comunidade. Mais de 900 itens como produtos de enfermagem e odontológicos, de manutenção e limpeza das unidades, fraldas, testes de glicemia, gases, curativos, faixas, soros, seringas e material de expediente, são apenas alguns exemplos distribuídos diariamente desde o almoxarifado central. A medida que é registrado de forma eficiente a dispensa e a entrega, a equipe de estoque terá informações em tempo real sobre a posição de cada unidade, podendo elaborar suas próximas compras de forma eficiente.