Cônsul Carlos Renaux é homenageado em evento

Realizado no Salão Nobre da Prefeitura, ato recordou aniversário de morte benemérito

28 de janeiro de 2020

Cônsul Carlos Renaux é homenageado em evento

O Salão Nobre da Prefeitura de Brusque foi palco para um evento em alusão ao aniversário de morte do cônsul Carlos Renaux, há 75 anos.
Considerado o maior benfeitor da história do município e um dos principais empreendedores da economia local, o corpo do cônsul está sepultado no Cemitério Luterano. Por isso, ao final do evento, as autoridades se dirigiram ao local para prestar uma homenagem.

“Este evento, segundo me foi informado é realizado no dia, hora e minuto em partiu para a vida eterna o nosso grande cônsul Carlos Renaux. Ele, que é responsável por grande parte da história de Brusque em diversas áreas. Temos em nosso município uma avenida, uma escola, um hospital, um time de futebol. Enfim, muitas entidades que mantém sua memória viva em nosso dia a dia. Não estamos aqui para celebrar a morte, pelo contrário. Nos reunimos hoje para celebrar os grandes feitos do cônsul em vida, durante sua passagem pelo nosso município”, destaca o prefeito Jonas Paegle. O vice-prefeito Ari Vequi também participou da cerimônia.

Sonora com o Prefeito Jonas Paegle

A homenagem foi organizada pelo historiador Paulo Vendelino Kons. Para ele, dar a devida importância a datas comemorativas gera grande potencial de mobilização das forças criativas e vitais à reafirmação da nacionalidade e ao desenvolvimento de novos projetos.

“A celebração à altura desses acontecimentos permitirá não apenas uma reflexão sobre o passado, mas a possibilidade de reformulação do futuro”, afirma.

Entre as autoridades presentes estava o neto do benemérito cônsul Carlos Renaux, Gerd Renaux Gommersbach.

“Sempre foi para mim uma honra falar do meu avô. Eu tive contato com ele, mas tinha quatro anos e daquela época na minha memória não sobrou nada. Mas minha mãe sempre falou muito dos acontecimentos daqui. São história que eu não vivi, que eu escutei. Fico admirado pela lembrança que os senhores têm me dado de acontecimentos que eu não sabia. O Vendelino, de fato, sabe mais da família do que eu”, comenta ele.

Erro histórico

O evento também contou com uma coletiva de imprensa sobre a Lei Federal nº. 13.617/2018, sancionada pelo então presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União de 12 de janeiro de 2018, que atribui, equivocadamente, ao município de Santa Teresa, no Espírito Santo, o título de “Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil”. O título, de fato pertence à Colônia Nova Itália, fundada por 132 imigrantes italianos em 1836 no Vale do Rio Tijucas-grande, no atual município de São João Batista, em Santa Catarina.

A coletiva contou com a participação do prefeito de São João Batista Daniel Netto Cândido e da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, historiadora Ana Lúcia Coutinho, entre outras autoridades.

Kons discorreu aos presentes sobre as alternativas legais e sobre o trabalho realizado até o momento junto a bancada catarinense em Brasília. “Como tenho dito, invariavelmente, o suporte jurídico para o resgate da verdade histórica buscada pelo Movimento Santa Catarina Requer a Correção do Erro Histórico está na Constituição”, destaca.