Conscientização e luta pela preservação marcam a abertura do 1º Dia das Abelhas sem Ferrão

Evento promovido pela Fundema tem programação nesta sexta-feira e sábado

20 de maio de 2022

Com o objetivo de difundir a cultura de criação e reconexão com as abelhas nativas sem ferrão, e ao mesmo tempo, despertar consciência da comunidade em relação à importância ecológica delas no equilíbrio dos ecossistemas terrestres e no potencial transformador da sociedade, foi aberta na manhã desta sexta-feira (20), na Câmara de Vereadores, a programação do 1º Dia das Abelhas sem Ferrão, organizada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).

“A educação ambiental faz parte das competências e atribuições da Fundema e a preocupação quanto a importância das abelhas para o ecossistema integra esse contexto. Tanto que faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com o distrito de Karlsruhe, na Alemanha, onde nesta data também ocorre programação alusiva à data de hoje”, destacou, na abertura do evento, a superintendente da Fundação do Meio Ambiente, Ana Helena Boos. Para ela, só com a ação conjunta serão alcançados resultados eficientes contra as mudanças climáticas e seus reflexos na vida de cada indivíduo.

Refletindo na mesma linha de pensamento, o educador e coordenador do GTEA RH 07 (Grupo de Estudos de Educação Ambiental da Região Hidrográfica do Rio Itajaí e Rio Camboriú) José Sommer resumiu: “a ecologia moderna precisa olhar para o futuro sem esquecer o passado, por isso é tão importante a transmissão de conhecimentos e o engajamento das crianças nesse processo de conscientização”.

Logo após a cerimônia de abertura, teve início a programação técnica do evento com a apresentação do projeto “Escola amiga das Abelhas”, desenvolvido pela professora Elaine Petermann, na EEF Edith Krieger Zabel. E fechando a agenda da manhã, a responsável pela área de Educação Ambiental da Fundema, Viviane Michele Lemes, comandou, no Parque Zoobotânico, a “Oficina de Jardim de Mel”, com a participação de estudantes da EEF Edith Krieger Zabel. Ainda nesta sexta-feira, das 13h30 às 16 horas, a programação técnica prossegue na Câmara de Vereadores com reunião do GTEA.

No sábado, o 1º Dia das Abelhas sem Ferrão tem extensa programação no Parque Zoobotânico, a partir das 09 horas:

-Aulão de Yoga – Parceria Dana Aromaterapia e Renascer Extracurricular;

-Feira do Meliponicultor com Exposição de Abelhas sem ferrão – Associação de Meliponicultores;

-Oficina bomba de semente – Viviane Michele Lemes – Fundema;

-Oficina compostagem – Bárbara Engenheira Ambiental da Latina Têxtil;

-Jogos de Tabuleiro Heróis do Clima – Comitê ODS Brusque;

-Exposição Defesa Civil: Linha do Tempo das mudanças climáticas;

-Pintura Facial – Alunos Voluntários do Cônsul Carlos Renaux.