Conheça a rotina da cozinha da festa mais gostosa do Brasil

Mais de 12 toneladas de marreco encabeçam a lista de ingredientes do restaurante oficial

BRUSQUE

  14 de outubro de 2022


Ouça o texto
Conheça a rotina da cozinha da festa mais gostosa do Brasil

São 12 toneladas de marreco, três mil quilos de joelho de porco. Uma tonelada de salsicha, 900 unidades de repolho para o chucrute e mais 900 de repolho roxo. E tem mais: 1,5 mil quilos de batata e 40 quilos de farinha de trigo. Este é apenas o começo da lista de ingredientes do restaurante oficial da Fenarreco para os pratos típicos.

A preparação para a festa começa um mês antes com a logística e preparações iniciais. E todo ano tem novidade. Nesta edição é a linguiça de marreco com molho de cerveja preta, que compõe o buffet. “A linguiça é produzida artesanalmente pelo próprio restaurante”, explica um dos proprietários, Robson Schmitt.

Durante toda a Fenarreco a cozinha funciona das 6h a meia-noite. São entre 15 e 25 pessoas somente na cozinha e, aos finais de semana, chega a 50 pessoas entre cozinha e salão. Desta forma os fenafesteiros, a partir das 11h, podem degustar o melhor da comida típica, com marreco recheado, eisbein, salsichas, marreco crispy e petisco. Quem não conseguir escolher pode optar pelo buffet, com mais de 60 itens, entre carnes, guarnições, frios e saladas.

O casal Mara Lúcia e Luiz Fernando Kalinowski vieram de Londrina (PR) especialmente para as festas de outubro e vieram a Brusque provar o marreco recheado. “Está aprovado. Muito bom, saboroso, bem temperado e muito bem servido”.

Até esta sexta-feira (14), os fenafesteiros já haviam consumido 1.753 pratos de marreco recheado e 7.161 buffets. E neste final de semana você ainda tem chance de saborear a receita mais tradicional de Brusque, sempre a partir das 11 horas. A programação completa da Fenarreco está disponível em fenarreco.tur.br.

Inscreva-se na newsletter.