Confira o balanço das ocorrências do fim de semana registradas pela Defesa Civil

A Defesa Civil de Brusque registrou ocorrências de alagamentos, quedas de árvores e muros, além de rompimento de tubulação, deslizamentos […]

BRUSQUE

  14 de dezembro de 2020


Ouça o texto
Confira o balanço das ocorrências do fim de semana registradas pela Defesa Civil

A Defesa Civil de Brusque registrou ocorrências de alagamentos, quedas de árvores e muros, além de rompimento de tubulação, deslizamentos e outros incidentes após as fortes chuvas do fim de semana.

No sábado (12), ocorreram alagamentos em bairros como Águas Claras, Primeiro de Maio, Santa Rita, Santa Terezinha, Santa Luzia, Centro e Zantão. Houve ainda uma queda de árvore no Paquetá e quedas de muros no Santa Rita e Águas Claras. No último bairro, além do São João, também foram registrados casos de rompimento de tubulação/drenagem. Houve ainda um caso de deslizamento, no bairro Steffen.

O Cedro Alto foi o bairro que registrou a maior quantidade de chuva acumulada, com volume de 71,8 milímetros.

No domingo (13), o único ponto de alagamento registrado pela Defesa Civil foi no bairro Santa Terezinha. As principais ocorrências foram de quedas de árvores no Bateas, Limeira, Azambuja, São Pedro, Paquetá e Dom Joaquim. Houve ainda um colapso de edificação na Limeira, relacionado a drenagem, e no Dom Joaquim. Ambos os locais não estavam ocupados. A Defesa Civil ainda registrou um caso de rompimento de tubulação no Bateas e uma erosão com danos a edificação.

Os ventos registrados nesse domingo chegaram a 43.6 quilômetros por hora no bairro Rio Branco, mas há possibilidade de que outros locais tenham atingido uma velocidade superior, porém sem registro.

O diretor da Defesa Civil de Brusque, André Cristiano Archer, ressalta que é possível receber o alerta de eventos adversos diretamente da Defesa Civil Estadual. Para isso, é necessário mandar uma mensagem de texto (SMS), com o CEP de residência para o número 40199. É possível cadastrar mais de um CEP para monitoramento.

O pedido é para que, em casos de emergência, o morador entre em contato pelo número 199, que é o número de plantão do órgão, que funciona 24 horas por dia.

Chuva acumulada de sábado
Bairro / Volume em milímetros

Cedro Alto / 71,8
Zantão / 58
Bateas / 53,7
Limeira / 48,6
Steffen / 45,7
Poço Fundo / 44,6
Centro / 42

Domingo
Bairro / Volume em milímetros

Bateas / 29,9
Steffen / 25,4
Limeira / 23,8
Poço Fundo / 20,1

Inscreva-se na newsletter.