Conferência Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Brasil & Alemanha segue até quinta-feira (20)

Cerimônia de abertura contou com a presença da comitiva alemã e autoridades da região

19 de fevereiro de 2020

Foi realizada na manhã de quarta-feira (19), a cerimônia de abertura da Conferência Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Brasil & Alemanha. O evento é realizado pela Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), em parceria com o Movimento Nacional ODS Santa Catarina (comitê Brusque); Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e Centro Universitário de Brusque.

A conferência, realizada na Unifebe, é fruto do Projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima” e segue com programação até quinta-feira (20). O mesmo evento já foi realizado no Distrito de Karlsruhe, Alemanha.

A cerimônia de abertura contou com a participação da comitiva alemã, prefeitos e autoridades da região, e membros da comunidade que se inscreveram previamente.

O evento contará com discussões, debates e troca de conhecimentos sobre os objetivos da Agenda 2030, além de difundir a importância da aplicação dos ODSs no Brasil e na Alemanha, por meio de apresentações de cases de sucesso (projetos previamente inscritos e selecionados), salas temáticas e palestras.

De acordo com o vice-prefeito, Ari Vequi, a administração pública de Brusque sabe da importância de implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no dia a dia do município. Por isso, se tornou signatária. Ele destacou em sua fala o fato do movimento ser voluntário, apartidário, ecumênico e plural.

Também mencionou que dos 17 objetivos, inicialmente a Prefeitura de Brusque atuará efetivamente em seis deles: Saúde e bem-estar (3), Educação de Qualidade (4), Energia limpa e acessível (7), Indústria, Inovação e Infraestrutura (9), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Parcerias e meios de implementação (17). Mas reiterou que todos serão considerados como norte para as próximas ações de governo.

“Este evento já é uma das ações concretas realizadas, com objetivo de conhecer projetos de sucesso a serem aplicados nas regiões parceiras. A preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas deve ser algo constante e não só do Poder Público, mas de todo cidadão. Precisamos garantir que a nossa geração possa suprir suas necessidades, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de fazer o mesmo. Convido a todos para nos ajudarem nesse esforço coletivo, pois se cada um fizer a sua parte, juntos superaremos todas as dificuldades que o futuro nos apresenta”, afirmou.

Para o presidente do Distrito Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, as conferências têm um significado muito elevado. “Essa segunda, que inicia hoje mais ainda, porque já podemos mostrar os ótimos resultados que foram obtidos ao longo da cooperação. Acredito que são as pequenas ações que vão mudar o mundo e fornecer mais sustentabilidade para o futuro. Não adianta a ONU apresentar um papel, pois quem executa as medidas são as pessoas. Por isso, as pequenas ações são a base de tudo”, destacou.

Programação

Na primeira manhã do evento, a programação da conferência contou com palestra do geólogo Juarês José Aumond logo após a abertura. Na sequência, a professora Patrícia Kuwer falou sobre o Plano de Mobilidade de Brusque e a coordenadora do projeto do clima do Distrito Karlsruhe, Birgit Schwegle, abordou o projeto Potencial Solar.

No período da tarde serão trabalhados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 3 e 4. Também haverá apresentação de banners e apresentação do Cine Solar no Pavilhão da Fenarreco – atividade inicialmente prevista para ser realizada no Parque das Esculturas, mas que teve alteração de local por conta das condições climáticas.

Na manhã de quinta-feira serão debatidos os ODSs 7 e 9. Já no período vespertino serão trabalhados os Objetivos 11 e 17. O encerramento da Conferência está previsto para às 17h15.