Conferência Municipal de Educação tem a participação de 277 pessoas

Evento definiu propostas locais e delegados para a continuidade dos debates do novo Plano Nacional de Educação

22 de outubro de 2021

Conferência Municipal de Educação tem a participação de 277 pessoas

A formação dos profissionais de ensino para que possam estar habilitados para a educação do futuro foi um dos grandes destaques nas discussões da Conferência Municipal de Educação de Brusque. O evento, realizado nas noites de 20 e 21 de outubro, de forma on-line, contou com a participação de 277 pessoas, que se dividiram em cinco salas de discussão, em três eixos, para os debates acerca do novo Plano Nacional de Educação, documento que vai nortear as ações da área em todo o Brasil no período de 2024 a 2034.

Para o diretor da Escola de Educação Fundamental Dr. Carlos Moritz e coordenador de um dos eixos de discussão, Thiago Alessandro Spiess, “o caráter democrático e de construção coletiva é uma das grandes virtudes da Conferência”. Segundo ele, educadores, pais, representantes de segmentos educacionais e de entidades que atuam na área puderam apresentar suas contribuições para o novo Plano Nacional de Educação.

Os interessados puderam apresentar suas propostas preliminarmente ou durante os debates. “Apenas no nosso eixo, por exemplo, foram sete propostas de emendas recebidas antecipadamente e mais uma que surgiu no decorrer dos debates”, explica Thiago Spiess. Deste total, duas foram rejeitadas pela maioria, cinco foram aprovadas já na plenária do eixo e outra proposta foi levada à discussão da plenária final da conferência, onde teve aprovação por 90% dos participantes.

De acordo com o dirigente escolar, o tópico mais discutido foi justamente a formação dos profissionais do ensino superior, para que estes possam estar habilitados para a educação do futuro que se almeja, com diferentes metodologias de ensino. “A sugestão é não pensar apenas na base, mas também no ensino superior, para que o profissional se capacite e possa aplicar essas novas metodologias no futuro. E não se fala somente do ensino público, mas da educação como um todo, do básico ao técnico até o superior”, acrescenta.

“Além das discussões e a definição das propostas brusquenses para a versão final do Plano Nacional de Educação, também foram eleitos na etapa local os representantes da cidade para a sequência das discussões”, acrescenta a secretária de Educação, professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Desta forma, estes são os delegados que vão representar Brusque na fase regional da CONAE, em data a ser definida:

Área da Educação Básica:

Gladis da Silva Vale dos Santos
Helena Gross
Suzamara Mafra
Fabrine Verdi de Oliveira Silva Rosa
Simone Alice Regis
Aline Djulie Monguilhott
Carina Schulenburg Molverstet

Ensino Superior:

Ivanete Lago Groh
Lucimar Vieira Nass

Educação Profissional e Tecnológica:

Maristela de Sousa Facchini
Franciele Márcia Mayer

Segmento da Diversidade

Daiana da Paixão Goller
Dinara Thamires de Azevedo
Jéssica Sayonara Graf
Luan de Jesus Morais

A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da educação básica e superior no país. A IV CONAE 2021-2022 tem como tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”. A etapa municipal da CONAE foi promovida e organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEME), em conjunto com o Conselho Municipal de Educação (COMED).