Conferência Municipal de Assistência Social está com inscrições abertas

Evento vai debater o Sistema Único de Assistência Social

30 de maio de 2023

Conferência Municipal de Assistência Social está com inscrições abertas

Com o tema “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”, será realizada no dia 12 de julho a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. Dividida em cinco eixos temáticos, o evento inicia 8h e segue até 17h, no auditório da Uniasselvi.

A conferência é um espaço amplo de prática democrática com as discussões e as articulações de interesses coletivos para compor uma proposta estratégica de avançar na construção de uma política pública como é a assistência social.

Os debates serão divididos em cinco eixos temáticos: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefício e transparência de renda. “O objetivo é avaliar a política de Assistência Social e propor diretrizes para aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social, o Suas. Ele fortalece o diálogo entre governo e sociedade civil bem como os conselhos e o controle social, que exige a participação dos usuários para centralidade do debate de políticas de assistência social”, detalha o secretário de Desenvolvimento Social Darlan Sapelli.

Os interessados devem se inscrever antecipadamente por meio do link https://forms.gle/xUZCs4wEA1dEfKiJA

Eixos temáticos:

Eixo 1 – FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;
Eixo 2 – CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
Eixo 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no Suas?
Eixo 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no Suas; e
Eixo 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do Suas.