Comunidade escolar da EEF José Vieira Côrte se envolve na XXI Mostra de Pesquisa

Trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do 1º ao 9º ano são expostos nesta quinta e sexta-feira

BRUSQUE

  25 de agosto de 2022


Ouça o texto
Comunidade escolar da EEF José Vieira Côrte se envolve na XXI Mostra de Pesquisa

Estudantes, professores, funcionários, pais e toda a comunidade do bairro Santa Luzia está mobilizada para a XXI Mostra de Pesquisa JVC. O evento, que ocorre nesta quinta (25) e sexta-feira (26), reúne 11 trabalhos desenvolvidos pelos professores do 1º ao 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Professor José Vieira Côrte.

A diretora da unidade escolar, Andreia de Souza Sgrot, explica que o evento objetiva desenvolver as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Essa atividade inicia nos primeiros meses de aula, onde cada professor escolhe o tema para a realização das pesquisas e, junto com os estudantes, desenvolvem atividades, com interdisciplinaridade, que são apresentadas em forma de seminário, jornal, apresentação de dança, utilizando diversos recursos desde slides até instrumentos musicais”, acrescenta.

Nestes dois dias de mostra, os trabalhos desenvolvidos durante o projeto são expostos para a comunidade escolar e convidados. Os espaços da escola são organizados para a exposição dos trabalhos produzidos através de cartazes, fotos, maquetes, entre outros recursos, que incluem ainda os computadores e as telas interativas disponibilizados pela Secretaria de Educação. As portas das salas também são decoradas com os temas de cada turma, estimulando a curiosidade dos demais alunos.

Durante esta 21ª edição, a mostra traz diversificados trabalhos de pesquisa, desde o sistema solar, o combate à dengue, as classes do reino animal, até a ilusão de ótica, a alfabetização baseada nos alimentos e na educação financeira, e os cuidados com os pets, com incentivo à adoção.

“O diferencial da atividade realizada na EEF Professor José Vieira Côrte é a apresentação dos alunos. A equipe gestora organiza um horário especial, cada apresentação dura em média 20 minutos, e em forma de rodízio, as turmas os alunos apresentam ou
assistem as apresentações dos colegas das outras classes”, conta a diretora.

Segundo ela, a escola encaminha um convite aos pais com os horários das apresentações para que, dentro de suas possibilidades, eles também conheçam e prestigiem o trabalho desenvolvido na unidade de ensino. “Como esse trabalho inicia no primeiro ano, é possível observar uma desenvoltura e qualidade dos trabalhos exibidos pelos estudantes a cada ano”, pondera Andreia Sgrot.

Inscreva-se na newsletter.