Comissão opta por modelo de concessão parcial do esgoto sanitário em Brusque

Grupo realizou última reunião na quinta-feira (8)

12 de setembro de 2022

Comissão opta por modelo de concessão parcial do esgoto sanitário em Brusque

Na última quinta-feira (8), a Comissão Técnica Especial responsável por analisar as propostas do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) 001/2021, que visa escolher o melhor modelo de concessão para o início do tratamento do esgoto sanitário residencial em Brusque, se reuniu pela última vez na sede do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque.

Formado por servidores da autarquia e, também, da Prefeitura de Brusque, o grupo finalizou o ranqueamento das propostas apresentadas pelas empresas Rio Vivo, Acciona e Cristalina Saneamento. Os documentos em questão foram entregues ainda na primeira quinzena de junho.

De acordo com Juliano Montibeller, servidor do Samae e integrante da comissão técnica, foi deliberado que o melhor modelo a ser adotado pela administração municipal é o de concessão parcial do tratamento de esgoto sanitário, cuja concorrência se dará pela menor tarifa cobrada à população.

Ainda conforme o profissional, dentro dos quatro critérios analisados (econômico, ambiental, jurídico e técnico-operacional), todas as três empresas apresentaram pontos vitoriosos. A ata final, agora, será entregue ao chefe do Poder Executivo municipal, prefeito Ari Vequi, que ficará a cargo dos próximos trâmites que visam, no futuro, iniciar o tratamento dos resíduos.

“Em todos os anos que trabalho no Samae, em se tratando de modelos de concessão, este se trata do momento em que mais estamos avançando no tema do tratamento de esgoto residencial”, comenta Juliano. “Agora, com a entrega da ata final, o prefeito Ari Vequi contará com muitas informações para subsidiar os próximos passos a serem tomados em busca do modelo ideal a ser lançado”, finaliza.