Comissão do Samae cria bituqueiras para diminuir descartes no meio ambiente

Ideia é incentivar a população brusquense a adotar medidas de preservação

BRUSQUE

  14 de junho de 2021


Ouça o texto
Comissão do Samae cria bituqueiras para diminuir descartes no meio ambiente

4,5 trilhões! Você não leu errado. Essa é a quantidade estimada de bitucas de cigarro que são despejadas no meio ambiente por ano. Talvez você não saiba, mas os filtros são extremamente nocivos para o meio ambiente, inclusive interrompendo o crescimento de plantas.

Buscando fazer a sua parte e, também, incentivar toda a população a também pensar no assunto, a Comissão Gestora de Meio Ambiente do Samae Brusque (Cogemas) desenvolveu duas “bituqueiras” caseiras feitas com canos em PVC de 100 milímetros.

Os equipamentos serão colocados em pontos específicos da sede administrativa e, também, da área técnica da autarquia. Com isso, espera-se diminuir a incidência de bitucas descartadas no solo e, também, delimitar uma área específica para fumantes nas dependências da companhia.

“Muito mais que resultados práticos, queremos alcançar a população com a ideia por trás deste projeto, que é desenvolver ações que sozinhas podem não parecer muito significativas, mas que em conjunto fazem diferença”, explica a servidora do Samae e presidente do Cogemas Brusque, engenheira Mylena Rubituci.

Inscreva-se na newsletter.