Comissão de Meio Ambiente do Samae realiza primeira atividade prática de 2021

Cogemas se reúne neste sábado, 6, para efetuar um replantio de mudas com risco de extinção; entenda

5 de fevereiro de 2021

Comissão de Meio Ambiente do Samae realiza primeira atividade prática de 2021

Após um ano de 2020 marcado por poucas atividades em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Comissão Gestora de Meio Ambiente do Samae (Cogemas) realizou, nesta semana, a primeira reunião do ano de 2021.

Conforme a presidente da comissão, Mylena Abelino Rubituci, que também é engenheira da autarquia, diversas atividades estão sendo planejadas para os próximos meses.

A primeira delas ocorre já neste sábado, 6 de fevereiro. No período da manhã, integrantes do Cogemas e demais servidores do Samae irão até o terreno onde será construída a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro Cristalina; No local, eles efetuarão uma ação de replantio de espécies ameaçadas de extinção.

“Iremos fazer transplantes de mudas, principalmente palmitos. A gente vai tirar essas plantas da área que vai ser desmatada e vai fazer o replantio em terrenos de posse do Samae”, explica Mylena. “Em dezembro já fizemos uma etapa desta ação, que está ligada ao processo de licenciamento ambiental da nova ETA”.

Além de ações em datas comemorativas que remetem ao meio ambiente – como Dia da Terra, Dia da Água, dentre outros -, o Cogemas também realiza visitas educativas em escolas, indústrias e organizações da sociedade.

“Há bastante atividade. Esse grupo se movimenta bastante. A gente também vai entrar com novos projetos em 2021. Queremos muito trazer as pessoas para dentro do Samae para explicarmos como funciona o tratamento, além das oficinas, que iremos começar de modo virtual e depois retomar o presencial no segundo semestre”, finaliza.

Cogemas

Formado por servidores efetivos, comissionados e contratados de diversas áreas do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, o Cogemas atua na defesa do meio ambiente, tanto em âmbito interno quanto de maneira externa. As ações desempenhadas pela comissão visam trazer benefícios ambientais para toda a população brusquense.