Começa nesta quinta-feira (30) o 7º Festival Nacional da Cuca

Em formato diferenciado, inicia nesta quinta-feira (30) a sétima edição do Festival Nacional da Cuca. O evento é uma promoção […]

28 de julho de 2020

Começa nesta quinta-feira (30) o 7º Festival Nacional da Cuca

Em formato diferenciado, inicia nesta quinta-feira (30) a sétima edição do Festival Nacional da Cuca. O evento é uma promoção da Prefeitura de Brusque em parceria com o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), e segue até o dia 8 de agosto.

Devido à pandemia, este ano o evento será realizado nas próprias panificadores participantes do festival. Além disso, a programação inclui lives com receitas diferentes de cuca, que poderão ser acompanhadas pelas redes sociais do Festival da Cuca.

A primeira transmissão ao vivo será realizada nesta quinta-feira (30), às 20h, para marcar a abertura oficial do evento. O chef Iuri Agostinho preparará uma cuca de nozes com doce de leite. É possível acompanhar pela página do Facebook do Portal da Cidade e no Youtube Inspire Filmes.

No dia 31 de julho a live será com o vencedor do concurso A Cuca Nota 10 do Brasil de 2017, Darlin Maik Carbonera, que vai ensinar uma receita de cuca de cerveja com damasco. A transmissão será exibida via Instagram Portal da Cidade Brusque e do próprio chef (darlinmaik).

No dia 1º de agosto a live será com Liliana de Marco Matteusi, vencedora do concurso Cuca Nota 10 do Brasil de 2018, que ensinará a receita cuca delícia de quindim. A transmissão será exibida via Instagram do Portal da Cidade Brusque e da própria chef (delicia.confeitaria.artesanal).

Durante todos os dias do festival, o público poderá adquirir as cucas nas panificadoras participantes, Limoeiro, Moriá, Sodepan, Sassipan, Zen, Panissa e Sol. As cucas serão disponibilizadas para venda em um caixa, identificada pelo Festival, onde o público poderá adquirir e levar para casa, semelhante ao Mercado da Cuca.

Entre os dias 3 e 7 de agosto também será possível provar as cucas participantes do concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil”, que serão reproduzidas pelas panificadoras e vendidas em um combo – fatia de cuca + café, ao valor de R$ 10. Parte do valor arrecadado com esta venda será revertido para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.

Concurso Cuca Nota 10 do Brasil reúne 10 concorrentes

Na quarta-feira (5 de agosto), às 15 horas, os dez participantes do concurso Cuca Nota 10 do Brasil levarão suas cucas assadas até a sede da Acibr, onde os jurados vão degustar e avaliar com notas de zero a dez atribuídas de acordo com os critérios de apresentação, sabor e consistência da massa.

Nesta edição participam do concurso representantes de diversas cidades de Santa Catarina, Brusque, Indaial, Florianópolis, Joinville, Blumenau e Tijucas. A pontuação final de cada cuca participante do concurso será obtida através da média das notas de cada um dos jurados, sendo a vencedora a que atingir a maior pontuação geral.

O vencedor ganhará uma batedeira planetária da empresa SC Equipamentos. Já o segundo colocado será contemplado com um forno elétrico, da empresa Irmãos Fischer. O terceiro lugar ganha uma cafeteira, também da empresa Irmãos Fischer. Todos os três finalistas serão contemplados com uma cesta de Werner Alimentos e um troféu de colocação. O resultado será divulgado no dia 8 de agosto, às 18h.

Confira os dez inscritos no concurso, suas cidades e respectivas receitas:

-Sandra Terezinha B. Ribeiro (Brusque) – Cuca de brigadeiro trufado com damasco
-Luciana Cristina Custodio (Indaial) – Cuca surpresa de doce de leite
-Johana Ensfeld Lueders (Florianópolis) – Cuca rápida Romeu e Julieta
-Vincent Ramom Ponick (Joinville) – Cuca Mimosa (creme 4 leites com morango)
-Juliana da Silva (Brusque) – Cuca Charge
-Carla Persuhn de Oliveira Souza (Blumenau) – Cuca de vinho