Comad apresenta ações e projetos para política de prevenção e combate às drogas

Sábado (26) é o Dia Internacional de Combate às Drogas e para marcar a data o Conselho Municipal de Políticas […]

24 de junho de 2021

Comad apresenta ações e projetos para política de prevenção e combate às drogas

Sábado (26) é o Dia Internacional de Combate às Drogas e para marcar a data o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), realizou uma entrevista coletiva para abordar a importância de se debater o tema e realizar ações de prevenção ao uso de drogas.

Na oportunidade o presidente do Comad, advogado Luiz Antônio Vogel Júnior, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos membros do conselho e os projetos que estão em fase de planejamento. “Queríamos trazer aqui algumas demandas, algumas ações do Comad, que vem trabalhando de uma forma bastante incisiva junto à a sociedade. Quando a gente tem a droga como alvo e como tema, muitas vezes se esquece do álcool e o álcool realmente é a porta de entrada para conhecer outras substâncias, outras espécies e”, pontua.

“Estamos com um projeto muito bacana, aplicando um questionário nas nossas escolas, municipais, estaduais e particulares, para entender como este tema tem sido tratado com os alunos, de que forma, com que frequência, para que a gente possa ter um diagnóstico e assim pensar políticas públicas assertivas”, detalha Vogel.

Como projetos futuros, foram apresentados projetos para consulta pública, blitz educativa, participação educativa em eventos festivos, audiência pública, além de ampliar a semana de combate às drogas para o Junho Branco. “Um mês inteiro para debater um tema tão importante seria muito importante para ampliar a discussão sobre o assunto”, aponta a coordenadora de Saúde Mental, Inajá Gonçalves de Araújo.

Durante a apresentação, Inajá também falou sobre o trabalho do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas no acolhimento das pessoas que procuram ajuda. O serviço dispõe de uma equipe multidisciplinar que propõe grupos terapêuticos, consultas médicas, oficinas, atendimentos individualizados, acompanhamento psicossocial e visita domiciliar, tudo mediante a necessidade de cada situação. No ano passado foram realizadas mais de 5.300 ações com usuários.

O sargento da Polícia Militar, Eduardo José Duarte, apresentou o trabalho da PM em relação à prevenção, com o Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas, e ao combate. “Percebemos uma crescente no flagrante, apreensões. A ideia primordial é a prevenção. A mudança de hábito começa pela infância, pois a droga sempre estará em nosso meio”, completa.

Saiba mais sobre o Comad

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas coordena, desenvolve e estimula atividades de prevenção, tratamento e reinserção social procurando integrar todos os segmentos sociais.

É formado por 22 membros títulares e 22 suplentes, sendo 11 representantes do poder público e 11 da sociedade civil organizada. “Ordinariamente nos reunimos uma vez por mês e, de forma extraordinária muitas vezes por mês, porque nós temos muitas demandas, possuímos comissões temáticas dentro do conselho, que acabam se reunindo com maior frequência. Nosso trabalho é interligado e caminha de mão dada com todos os setores da sociedade”, finaliza Vogel.