Com prêmio internacional, Fundema tem ano positivo apesar de pandemia

A instituição realizou lives, webinários e fortaleceu parceria com distrito alemão

29 de dezembro de 2020

Com prêmio internacional, Fundema tem ano positivo apesar de pandemia

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque teve um ano muito positivo em 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus a instituição realizou um grande trabalho e conseguiu ganhar um prêmio de nível internacional, além disso, conseguiu um bom público com as lives e webinários.

O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Cristiano Olinger, falou do importante prêmio recebido. “Agora final do ano fomos agraciados com o prêmio BNP 13º Prêmio Anual de Sustentabilidade Alemã, Deutshcer Nachhaltigkeitspreis – DNP. Onde recebemos o primeiro lugar em parcerias municipais, que a gente tem com o Distrito de Karlsruhe. Além disso, recebemos um prêmio de  30 mil euros, então o ano de 2020 trouxe vários frutos,” disse.

Já em relação ao trabalho realizado durante o ano, Olinger falou das ações virtuais. “Com a pandemia realizamos diversos webinários, várias lives para que levássemos a questão do meio ambiente, ecologia e natureza aos nossos munícipes. Apesar da pandemia tivemos um ano bem proveitoso, e mesmo com algumas limitações conseguimos atingir um bom público através das lives e também com a conferência realizada em fevereiro,” destacou.

Ações – 2020

– CONFERÊNCIA ODS BRASIL E ALEMANHA 2020

Realizou-se nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2020, a Conferência ODS Brasil e Alemanha que reuniu participantes de vários lugares do país, bem como uma comitiva alemã. Durante a conferência foram recebidos 270 participantes e 109 projetos inscritos para apresentação em banner, destes 32 projetos foram selecionados para apresentação oral.

– FESTIVAL FOTOGRÁFICO VERDE OLHAR EM TEMPOS DE PANDEMIA– “Mostre o que você viu além da sua janela”

Houve o resgate do concurso fotográfico “Verde Olhar”. No ano de 2020, ele ocorreu de forma um pouco diferente. Nosso objetivo não foi realizar um concurso, mas sim um festival fotográfico, onde as pessoas enviaram registros fotográficos que fizeram dentro do nosso município, com o tema: VERDE OLHAR EM TEMPOS DE PANDEMIA – “Mostre o que você viu além da sua janela”.

– LIVES INSTAGRAM MÊS DO MEIO AMBIENTE

– Abelhas sem ferrão e os benefícios para a preservação ambiental – Part. Edegar Becker e Claudinei Fernandes Venâncio

– Oficina de Terrários – Part. Bianca Zirke

– RPPN Chácara Edith o coração verde no centro de Brusque/SC – Part. Gisele Buch

– Esse bicho é venenoso, verdadeiro ou falso? – Part. José Roberto da S. Filho

– Educação Ambiental em Brusque, os frutos de parcerias que deram certo – Part. Gisele Buch

– Observação de aves e ações de conscientização – Part. Diego de Souza

– Qual o problema com o meu lixo? – Part. Gisele Buch

– A importância dos zoológicos na educação – Part. Carla Molleri

– Montando uma composteira caseira – Part. Gisele Buch

– VIVA BRUSQUE – 160 ANOS

Em comemoração aos 160 anos de Brusque, a Fundema em parceria com o Zoobotânico organizaram uma semana repleta de atividades para a população com cunho educativo ambiental, realizado de maneira remota visto o período de pandemia.

02/08 – Vídeo de abertura – Bingo Virtual “Quão Brusquense você é?”

03/08 – Vídeo educativo como fazer “Serpente de Tampinhas”

04/08 – Vídeo educativo sobre “Saíra-militar, a ave símbolo de Brusque”

05/08 – Oficina de arranjo de suculenta em gaiolas “ Vamos dar uma nova função para as gaiolas?”

06/08 – Vídeo educativo “Você também pode fazer um Enriquecimento Ambiental”

07/08 – Vídeo educativo como fazer “Adubo Caseiro”

08/08 – Jogo da Memória

– PROJETO TRILHAS DA CHÁCARA EDITH REMOTO

Em virtude do cancelamento das aulas, o projeto Trilhas da Chácara Edith também precisou se adequar. Desta forma a Secretaria de Educação em parceria com a RPPN Chácara Edith e Fundema, realizaram dois vídeos educativos, onde as biólogas responsáveis pelos projetos apresentaram as atividades com o tema Fauna e Flora da Mata Atlântica. Este conteúdo foi repassado para as escolas que disponibilizaram aos alunos que participaram deste projeto no ano de 2020.

– PARTICIPAÇÃO NO PRÊMIO ALEMÃO DE SUSTENTABILIDADE

Brusque recebeu o prêmio de Melhor Parceria Municipal, através do projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima” que mantém em parceria com o Distrito de Karlsruhe na Alemanha.