Clínica da Mulher promove encontro do grupo Mulheres Polivalentes

O médico mastologista, Guilherme Gamba, esclareceu dúvidas das participantes

BRUSQUE

  18 de agosto de 2022


Ouça o texto
Clínica da Mulher promove encontro do grupo Mulheres Polivalentes

Dor compartilhada é dor amenizada. Receber o diagnóstico de câncer não é fácil, o abalo muitas vezes é inevitável, mas ao longo do caminho, algumas situações podem facilitar, uma delas é o grupo de Mulheres Polivalentes, que desde 2018, é desenvolvido na Secretaria de Saúde, por meio da Clínica da Mulher. Nesta quinta-feira (18), o encontro foi no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com a presença do médico mastologista, Guilherme Gamba.

O intuito é reunir pessoas diagnosticadas com câncer de mama e útero, uma vez por mês para realizar atividades de conhecimento, com a presença de profissionais de diversas áreas, além da interação e troca de experiências. A coordenadora do grupo, a enfermeira, Thaisi da Cunha, destacou a importância dos encontros. “Realizamos atividades diversas, com muita troca de experiência, fizemos palestras, bingos, passeios, sabemos que é um assunto importante e delicado, mas juntas elas acabam aprendendo umas com as outras, quem já teve o tratamento, com quem está iniciando, é muito satisfatório. E quem quiser participar está aberto, ficaremos muito felizes com a vinda de mais pessoas”.

O médico, Guilherme, esclareceu dúvidas das participantes. “Conversamos um pouco sobre como funciona a questão do acompanhamento pós câncer de mama, os cuidados, o que podemos fazer para prevenir que a doença volte, opções de tratamento e o mais importante os encontros entre elas, dividindo experiências, um momento de grande valia”.

Diagnosticada há 12 anos com câncer, Márcia Regina da Silva Souza, vive mais uma vez essa batalha, em 2020, a doença retornou e ela afirma que o grupo traz força para ela enfrentar esse momento. “Dividimos um pouco sobre a nossa doença, falamos sobre nossas experiências, dizendo as que estão chegando que a gente consegue sobreviver com isso. A gente se reúne com o propósito de cura, se ela não for do corpo, mas a nossa alma, o nosso espírito sai daqui alegre. O encontro nos dá um gás para continuarmos lutando. Vamos ser felizes, dividindo as nossas dores”.

O próximo encontro será no dia 29 de setembro. Quem quiser participar pode entrar em contato pelo telefone (47) 3255 – 6840, que também funciona como WhatsApp.

Inscreva-se na newsletter.