Ciclone: Prefeito de Brusque participa de reunião on-line com governador

Pauta do encontro foi a situação do município após chuvas e rajadas de vento da última terça-feira (30)

2 de julho de 2020

Ciclone: Prefeito de Brusque participa de reunião on-line com governador

Realizar um levantamento sobre a situação dos municípios catarinenses, após a formação do ciclone extratropical na terça-feira (30). Esta foi a pauta da reunião virtual convocada pelo Fórum Parlamentar Catarinense, que contou com a participação do prefeito de Brusque Jonas Paegle, do diretor da Defesa Civil do Município André Cristiano Archer e do coordenador da Defesa Civil Edevilson Paulino Cugiki.

Na oportunidade, Paegle relatou ao governador Carlos Moises da Silva e ao secretário de Estado da Defesa Civil/SC, coronel João Batista Cordeiro Júnior, a situação do município de Brusque, que registrou diversos prejuízos em todas as regiões (ver resumo abaixo).

“Foi uma reunião importante agora a tarde com prefeitos de outras regiões do Estado. Como disse o governador, toda Santa Catarina foi atingida. Fizemos o relatório do que ocorreu em Brusque, a falta de energia elétrica, os destelhamentos e todos os demais prejuízos. Temos o prazo até semana que vem para entregar um relatório completo da situação e dos prédios públicos danificados”, conta o prefeito.

De acordo com ele, o município vai aguardar para saber se receberá apoio financeiro. “Estamos em um cenário de Calamidade Pública declarada em todo o estado pelo governador. Na reunião foi falado de diversas verbas, que estariam disponíveis. Vamos entregar o relatório e ver o retorno das verbas, que devem ser repartidas entre os municípios”, explica.

O coordenador da Defesa Civil destaca que foram chamados a participar da reunião representantes de cidades que tiveram registro de óbitos ou desaparecidos, como é o caso de Brusque (continuam as buscas por Alacir Fusinato Junior, 28 anos). “Objetivo do Estado é fazer o acompanhamento em tempo real da situação. Vamos tentar um recurso para atendimento dos prédios públicos e das famílias atingidas”, ressalta Cugiki.

Resumo dos atendimentos da Defesa Civil

Escolas Destelhadas: 02