CIAPS tem semana de programação voltada ao combate às Drogas

Ações servem para o debate e conscientização da sociedade sobre o tema e marcam o Dia Internacional de Combate às Drogas

BRUSQUE

  18 de junho de 2021


Ouça o texto
CIAPS tem semana de programação voltada ao combate às Drogas

Para a Organização Mundial da Saúde, droga é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento. E, em todo o planeta, a data de 26 de junho é definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas.

Em Brusque, ao longo da próxima semana, uma série de atividades vão mobilizar e chamar a atenção da comunidade para o tema, que possui extrema importância e relevância social. O objetivo é conscientizar jovens e adultos, pais e mães sobre os perigos da dependência química e dos demais problemas causados pelo uso de álcool e outras drogas. A semana contará com distribuição de material de conscientização, entrega de material em escolas, Live, e debates com outros órgãos.

Esta é a programação oficial dos trabalhos:

21/06 – 07h30 – Entrevista a emissora de rádio local com a Coordenadora do CIAPS, Inajá Gonçalves de Araújo e Dr. Wesley da Silva, Médico Clínico CAPS AD

22/06 – todo o dia – entrega de material e ação nas escolas Augusta Dutra (Limeira); Isaura Gevaerd (Thomaz Coelho) e Oscar Maluche (Steffen)

23/06 – 19h – Facebook Brusque Mental – Live com o Tema: “Família e amigos, como podemos ajudar na prevenção e no tratamento de álcool e drogas”. Participantes: Dr. Marcelo Simi Czykiel, médico psiquiatra no CAPS AD de Brusque; Adelanta Scuissiatto, Psicóloga no CAPS Infantojuvenil de Brusque e Celina Petermann, Familiar e participante do grupo AI-Anon

24/06 – todo o dia – Distribuição de material de Prevenção às Drogas na Rua Hercílio Luz, em frente ao CIAPS

25/06 – 13h às 16h – CAPS – Avaliação e devolutiva das demandas das escolas trabalhadas

Serviço Especializado auxilia dependentes

Para ajudar quem está na luta contra a dependência química, a Secretaria de Saúde, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, unidade de saúde pública especializada em pacientes que fazem o uso abusivo e prejudicial de drogas e álcool. O serviço dispõe de uma equipe multidisciplinar que propõe grupos terapêuticos, consultas médicas, oficinas, atendimentos individualizados, acompanhamento psicossocial e visita domiciliar, tudo mediante a necessidade de cada situação.

O serviço é de porta aberta, ou seja, com demanda espontânea, mas a pessoa pode ser encaminhada também pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Se o paciente tiver vontade, basta se dirigir à unidade especializada com documento pessoal, cartão do SUS e um comprovante de residência. Familiares também podem buscar ajuda.

A Coordenadora do Centro Integrado de Atenção Psicossocial de Brusque (CIAPS), Inajá Gonçalves de Araújo, avalia que a relação do indivíduo com cada substância psicoativa pode apresentar desde pequenos riscos até padrões de utilização altamente disfuncionais, com prejuízos biológicos, psicológicos e sociais.

“Isso justifica os esforços para difundir informações básicas e confiáveis a respeito de um dos maiores problemas de saúde pública que afeta, direta ou indiretamente, a qualidade de vida de todo ser humano”, pondera.

Para a coordenadora do CIAPS, a complexidade da discussão sobre drogas exige uma visão multidisciplinar, no intuito de buscar desconstruir estigmas e preconceitos reforçados e justificados por questões econômicas, políticas, religiosas e por modos de vida. ”Diálogo e conhecimento são as melhores ferramentas para se vencer essa luta”, resume Inajá.

Inscreva-se na newsletter.