Chuvas: confira o panorama do abastecimento de água em Brusque

Apesar dos transtornos, Samae mantém abastecimento normal na maior parte do município

BRUSQUE

  4 de maio de 2022


Ouça o texto
Chuvas: confira o panorama do abastecimento de água em Brusque

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque informa que o seu sistema de tratamento e fornecimento de água potável está apresentando diversas instabilidades, por conta de transtornos ocasionados pela chuva fora do normal que cai sobre a região nos últimos dias.

De acordo com o setor técnico da autarquia, uma das situações apresentadas na manhã desta quarta-feira (4) foi a quebra de uma das bombas existentes na captação de água bruta do bairro Guarani.

Até o fechamento desta reportagem, servidores do Samae encontravam-se instalando uma bomba reserva. Até então, o tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central segue funcionando, todavia com vazão reduzida.

O microssistema de tratamento do bairro Dom Joaquim também está com o tratamento paralisado, por conta da alta turbidez da água bruta na estrutura. Com isso, foi feita uma manobra para abastecer o bairro com água potável proveniente do Centro. Porém, regiões mais altas podem apresentar despressurização durante o dia.

Outra estação que também encontra-se com tratamento de água intermitente é a existente no bairro Santa Luzia. A região também pode apresentar casos de falta d’água nesta quarta-feira (4).

A alta turbidez da água bruta que abastece a ETA Volta Grande também vem trazendo prejuízos para o abastecimento na localidade. Porém, a área técnica da autarquia realiza manobras para que a região também receba água do Centro.

Um caso mais grave ocorre na ETA Ribeirão do Mafra, onde o tratamento e fornecimento encontra-se totalmente parado por conta do assoreamento da represa e da alta turbidez da água bruta. A expectativa é de que a estrutura volte a operar por volta de 20h de hoje. Nesta região, há a possibilidade iminente de falta de água em alguns períodos desta quarta-feira.

“O Samae encontra-se totalmente focado para mitigar todos os transtornos ocasionados pela chuva”, ressalta o diretor-presidente William Molina. “É preciso que a população tenha ciência de que se trata de um período anormal de chuvas e que a cidade recebeu mais de 130 milímetros de água nas últimas 96 horas. É muita coisa, e seria praticamente impossível passarmos por este período sem transtornos. Mas não queremos usar isso como desculpa. Reafirmamos nosso compromisso de trazer a situação a normalidade o mais rápido possível”, finaliza.

Inscreva-se na newsletter.