Centro de Especialidades Odontológicas zera fila para tratamento de canal

A fila no passado somava em torno de 2.000 pacientes, com espera superior a um ano

BRUSQUE

  10 de fevereiro de 2022


Ouça o texto
Centro de Especialidades Odontológicas zera fila para tratamento de canal

Como resultado da ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em 2021, neste mês mais uma especialidade odontológica teve a fila zerada: endodontia (tratamento de canal). De acordo com o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Brusque, Edison Luiz Estevão Filho, esse avanço foi possível devido ao aumento do número de cirurgiões dentistas especialistas, aquisição de novos equipamentos e reorganização do processo de trabalho.

“Em muitos casos conseguimos fazer o tratamento de canal completo em uma única consulta, isso agilizou significativamente o andamento da fila. Hoje, o paciente que for diagnosticado, pelo cirurgião dentista clínico geral, nas UBS, que precise de tratamento de canal, terá sua consulta na especialidade agendada em poucos dias, via Sistema Nacional de Regulação”.

A endodontia se soma a outras especialidades que já estavam com fila zero, sendo elas Diagnóstico Bucal, Pacientes com Necessidades Especiais (PNE), Periodontia e Odontopediatria.

O Centro de Especialidades Odontológicas funciona de segunda à sexta-feira, das 07h às 18h. O serviço está localizado no segundo andar da Policlínica Central, Rua Prefeito Germano Schaeffer, 66. O telefone de contato é o (47) 3255-6847. Cabe ressaltar que a porta de entrada para o serviço são as Equipes de Saúde Bucal (ESBs) nas Unidades Básicas de Saúde. Onde é feita a terapia básica. Quando o cirurgião dentista da UBS diagnostica a necessidade de algum procedimento especializado, faz o encaminhamento do paciente para o CEO.

Inscreva-se na newsletter.