Centro de Especialidades Odontológicas oferece tratamento alternativo para as disfunções temporomandibulares

Tratamento para problemas nas articulações que ligam o maxilar à mandíbula é pioneiro no estado

BRUSQUE

  16 de março de 2022


Ouça o texto
Centro de Especialidades Odontológicas oferece tratamento alternativo para as disfunções temporomandibulares

A Secretaria de Saúde por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), oferece via Sistema Único de Saúde (SUS) um tratamento alternativo para as disfunções temporomandibulares (DTM). Para isso, tem usado o método de eletroestimulação. A iniciativa do CEO é pioneira em Santa Catarina.

Conforme o cirurgião dentista bucomaxilofacial, Marcelo Bruno Castro da Silva, essa modalidade terapêutica não invasiva é feita por meio da estimulação elétrica transcutânea (TENS), que promove a analgesia. As correntes elétricas de baixa voltagem em pulso, relaxam o músculo hiperativo e consequentemente promovem o alívio da dor. A indicação de cada modalidade terapêutica é baseada em um diagnóstico prévio do tipo de DTM a ser tratada (dor miofascial, deslocamentos de disco, artralgia, etc).

“Inicialmente são realizados procedimentos não invasivos como mobilização, massagem, exercícios, termoterapia, estimulação elétrica transcutânea, ultrassom, laser e placa de bruxismo. Caso a terapia inicial não atinja um resultado satisfatório, o tratamento pode envolver o agulhamento seco, infiltrações articulares e ajustes oclusais. Por fim, em casos mais graves, porém mais raros, os procedimentos cirúrgicos articulares em nível hospitalar são indicados”.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal, Edison Luiz Estevão Filho, atualmente são tratados cerca de sete a 10 pacientes com DTM por semana. “Lembramos que a porta de entrada para o início do tratamento são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde será feito o encaminhamento para avaliação no CEO”.

Depoimento de quem está em tratamento

Denise da Silva, já está em tratamento há oito meses e conforme ela, a evolução é muito grande. “Eu tinha uma enxaqueca crônica e sentia um estalo na mandíbula. Procurei um dentista na UBS e passei por uma avaliação e fui encaminhada para o CEO. Aqui comecei com o Marcelo o tratamento, com exercícios, placa, e posso dizer que a dor que eu sentia antes diminuiu consideravelmente. Eu sentia dor de cabeça todo dia, agora quando tenho é uma ou duas vezes no mês”.

O tratamento ser via SUS surpreende. “Quando eu falo que estou tratando, é de graça, via SUS, as pessoas ficam surpresas. Não acreditam, mas é verdade, felizmente é. E graças a isso, tenho uma vida melhor, sem dores. Recomendo que quem sofre disso procure os profissionais, e persista, fazendo os exercícios e o que é recomendado pelo dentista”.

Principais sintomas

Dor na face e dificuldade para abrir a boca são sintomas observados frequentemente no dia a dia das pessoas e que podem prejudicar as atividades diárias. Estes sinais podem indicar uma alteração no sistema mastigatório, que é formado pelos maxilares, dentes, língua e Articulação Temporomandibular (ATM).

Uma Disfunção Temporomandibular, também conhecida como DTM, é o nome dado ao conjunto de distúrbios que acometem os músculos da mastigação e a ATM. Esta articulação está envolvida nos movimentos da boca para falar, mastigar, deglutir e bocejar por exemplo.

Esta disfunção geralmente é acompanhada das chamadas dores orofaciais, que são as dores na região do rosto, geralmente na bochecha, dor na articulação localizada na frente de orelha e dor de cabeça, principalmente na região temporal. Porém, outros sintomas podem estar presentes como dor no ouvido, zumbido, dor no fundo dos olhos, no pescoço, dificuldade para abrir ou fechar a boca, barulhos, ruídos ao mastigar ou abrir, sensação de travamento.

Principais causas

A causa é multifatorial, ou seja, não existe um único motivo, mas um conjunto de fatores como: apertamento dental, também chamado de bruxismo, alterações posturais, hábitos como roer as unhas, morder os lábios ou as bochechas, alterações emocionais como ansiedade, estresse, depressão, traumas e má formação.

As DTMs podem ser classificadas em: desordens musculares, desordens articulares e dor orofacial.

Na desordem muscular o principal sintoma é a musculatura contraída, onde se formam regiões muito sensíveis que geram dor. Essas regiões são chamadas de pontos gatilho, que podem gerar sensação dolorosa espontânea ou quando são estimuladas. Outra característica frequente é a sensação de cansaço ou queimação na face, e geralmente aparecem logo ao acordar (bruxismo noturno) ou pioram após a mastigação, principalmente
de alimentos duros.

Com relação aos problemas articulares, estão envolvidos os estalos na região da articulação, sensação de travamento ao abrir ou fechar a boca e dor na frente do ouvido. Um dos problemas que pode acometer esta articulação é a osteoartrite, que é a doença degenerativa da articulação.

Já as dores orofacias se apresentam sem que haja alteração na musculatura. Possuem uma característica de choque, geralmente bem forte, porém de curta duração. Como exemplos, podemos citar a neuralgia do trigêmeo e a síndrome da ardência lingual.

Inscreva-se na newsletter.