Centro de atendimento de casos suspeitos do COVID-19 já está em funcionamento em Brusque

Em quatro horas, mais de 60 pessoas já foram acolhidas. Brusque não registrada nenhum caso confirmado

23 de março de 2020

Foi aberto na manhã desta segunda-feira (23) o Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios destinado a pacientes com suspeita do coronavírus. A ação faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Brusque no enfrentamento da doença. O local funciona de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h (sem fechar no almoço) na área gastronômica do pavilhão da Fenarreco. Até as 11h, 61 pessoas receberam atendimento médico. Até o momento, Brusque não tem nenhum caso confirmado da doença e quatro estão em investigação.

Um dos objetivos é separar casos suspeitos do COVID-19 dos demais que estão em hospitais e postos de saúde a procura de atendimento para outras enfermidades. Três equipes médicas, atuam dois turnos de seis horas. Técnicos de enfermagem, enfermeiros, servidores administrativos e de serviços gerais, integram o quadro de trabalhadores. Um posto avançado de distribuição de medicamentos, também está em funcionamento.

Segundo o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, assim como os pontos de monitoramento nas entradas e saídas da cidade, o centro de triagem, vem ao encontro de prevenção e diagnóstico rápido para evitar a circulação coronavírus. “São medidas que já determinei na semana passada. Como médico, sei da necessidade de manter o isolamento social e de se ter um pronto atendimento exclusivo para a doença. Não tenho a menor dúvida que assim vamos evitar o contágio da população. A ação do poder público durante a pandemia deve ser rápida e o trabalho da prefeitura vem nesse sentido”, comenta.

Protocolo de Atendimento

Ao chegar no Pavilhão da Fenarreco, o paciente deverá entrar pela lateral (próximo a escada externa. Um servidor orientará para lavar as mãos em uma pia próxima. Após receber senha, ele aguarda pela triagem de risco. É neste momento que é medida a pressão e temperatura, além de uma rápida análise. Depois da classificação de risco, o paciente vai para um segundo espaço, onde espera o chamado do médico. Os consultórios estão equipados com lavabos e outros utensílios necessários. Por fim, caso necessite de algum medicamento, o servidor do posto avançado da farmácia entrega a medicação. Ao sair o paciente é orientado a lavar novamente.

Todas as cadeiras estão organizadas no sentido de respeitarem o espaçamento de dois metros, evitando assim o aglomero social. O local possui ampla ventilação na lateral e nas partes frontais. As janelas estão permanentemente abertas e é disponibilizado álcool gel.

ATENÇÃO

O Centro de Triagem é exclusivamente para pessoas com sintomas de gripe.

Os medicamentos distribuídos são exclusivamente receitas prescritas no local. Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Farmácia Central (anexo a Policlínica) se você tem receita de outras patologias e atendimentos

No centro de triagem não está sendo aplicado a vacina contra a Influenza. A prefeitura informa em seu portal da Internet os locais onde os idosos devem se dirigir, ou aguardar em casa a chegada das equipes volantes

Atendimento a outras enfermidades, a orientação é procurar a UBS mais próxima, Policlínica ou o Hospital de Azambuja, em casos de emergência