Central de Atendimento a Pessoa com Deficiência (Ceped) passa por reforma

A Prefeitura de Brusque terminou a reforma da Central de Atendimento a Pessoa com Deficiência (Ceped). O local recebeu nova […]

5 de junho de 2023

Central de Atendimento a Pessoa com Deficiência (Ceped) passa por reforma

A Prefeitura de Brusque terminou a reforma da Central de Atendimento a Pessoa com Deficiência (Ceped). O local recebeu nova pintura externa e interna, letreiro, reforma onde havia necessidade, e manutenção elétrica.

O secretário de Desenvolvimento Social, Darlan Sapelli, enfatiza que reformas como essas beneficiam o ambiente de trabalho e também o atendimento à população. “O equipamento estava precisando melhorias e revitalização. Ficamos muito felizes que com baixo investimento conseguimos fazer uma bela revitalização, deixar mais apresentável para que assim o usuário se sinta bem-vindo em nosso espaço”.

CEPED

O Ceped (Centro Especializado em Políticas de Direitos Humanos) é um serviço oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação (SASH) que tem como objetivo principal promover a inclusão e a autonomia de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na sociedade. O centro realiza uma variedade de atendimentos e serviços relacionados a essa temática.
Alguns dos principais serviços oferecidos pelo Ceped incluem:

Cadastro e encaminhamento de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho: O Ceped auxilia na identificação de oportunidades de emprego adequadas às habilidades e necessidades das pessoas com deficiência, buscando promover a sua inserção no mercado de trabalho.

Compra de veículos com isenção de impostos: O centro fornece orientações e assistência para pessoas com deficiência que desejam adquirir veículos com isenção de impostos, facilitando a mobilidade e o transporte desses indivíduos.

Aquisição de carteirinhas de Passe Livre: O Ceped auxilia na obtenção das carteirinhas de Passe Livre municipal, estadual e federal, que concedem benefícios de transporte público gratuito ou com desconto para pessoas com deficiência.

Orientações sobre direitos da pessoa com deficiência: O centro oferece informações e esclarecimentos sobre os direitos garantidos às pessoas com deficiência, como acessibilidade, inclusão educacional, acessibilidade arquitetônica, entre outros.

Palestras e atividades educativas: O Ceped realiza palestras e atividades educativas voltadas para sensibilização e conscientização da sociedade em relação aos direitos das pessoas com deficiência, promovendo a inclusão e o respeito.

O Ceped está localizado na Praça da Cidadania, na rua Germano Schaefer, 110. O horário de atendimento é das 12h às 18h. Para obter mais informações, você pode entrar em contato através do telefone 3351-8921.