Censo 2022 – IBGE enfrenta dificuldades com notícias falsas em Brusque

Cerca de 30% dos domicílios de Brusque já foram cadastrados, mas nas últimas semanas mensagens falsas começaram a circular nas redes sociais

BRUSQUE

  15 de setembro de 2022


Ouça o texto
Censo 2022 – IBGE enfrenta dificuldades com notícias falsas em Brusque

Os Recenseadores do IBGE estão em campo realizando o Censo Demográfico 2022 desde o começo de agosto – trata-se da 9ª edição do Censo realizada pelo IBGE, que historicamente realiza esse trabalho a cada 10 anos desde 1940.

O Censo não é uma novidade, mas novos desafios têm impactado os trabalhos realizados este ano. Tratam-se, sobretudo, das notícias falsas, as famosas fakenews. Essas histórias alarmantes, que são compartilhadas principalmente pelas redes sociais, especialmente pelo WhatsApp, apareceram na última semana em Brusque, e muitas pessoas têm compartilhado essas informações falsas relacionando o trabalho dos Recenseadores à realização de pesquisas políticas.

Por isso, é fundamental esclarecer que o IBGE e os Recenseadores, NUNCA, em nenhuma hipótese, estão autorizados a realizar pesquisas sobre política, intenção de voto, nem nada relacionado às eleições que ocorrerão no próximo mês. Assim, pedimos aos informantes que, em caso de dúvidas, confirmem a identidade do entrevistador, pois as notícias falsas dificultam demais o serviço dos Recenseadores, que são pessoas trabalhadoras buscando seu sustento de forma digna e, mais do que isso, fazem um trabalho fundamental para o nosso país. O áudio de Whatsapp que tem sido divulgado amplamente, sobre um suposto entrevistador do IBGE com Iphone colhendo impressões digitais para as eleições, já circulou antes em outras regiões do Estado e, portanto, não ocorreu em Brusque. Já realizamos um terço do trabalho neste município, e não temos nenhum registro de Recenseadores fazendo perguntas sobre política.

Todos os Recenseadores estão identificados com crachá e colete. Para identificar o recenseador: com o celular, basta ler o QR code no crachá do recenseador; ou, acessar o site www.ibge.gov.br, que prontamente abrirá uma janela para a confirmação da identidade do recenseador, basta digitar a matrícula, ou RG/CPF – todos estes dados estão no crachá do recenseador. Assim, o informante visualizará a foto do recenseador no site oficial do IBGE, bem como as informações que constam em seu crachá. Se a dúvida persistir, agende a entrevista com o recenseador, anote a sua matrícula, RG e CPF, e ligue ou mande mensagem para (47) 3351-2688, que faremos a confirmação da identidade do mesmo. Lembramos que, por força de Lei, é obrigatório responder ao Censo, mas a participação é sobretudo um ato de cidadania, pois assim os gestores públicos poderão planejar ações voltadas à sociedade com dados que apontam a nossa realidade, sendo possível montar um retrato do Brasil, de Santa Catarina e de Brusque, sempre com a garantia do resguardo e sigilo das informações prestadas. O Censo é de todos nós, e todos nós o fazemos.

Inscreva-se na newsletter.