CEI Tia Trude promove o reaproveitamento de uniformes escolares

Neste começo de ano letivo, são 563 peças a serem destinadas às crianças

25 de fevereiro de 2022

CEI Tia Trude promove o reaproveitamento de uniformes escolares

Sustentabilidade aplicada no dia-a-dia. Itens do uniforme escolar oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Brusque (SEME) que deixam de servir nas crianças do Centro de Educação Infantil Tia Trude são entregues pelos pais à unidade de ensino, que os recebe, esteriliza e organiza a entrega.

A ação integra o Projeto de Sustentabilidade do CEI e é desenvolvida durante todo o período escolar, mas ganha força ao fim do ano letivo, quando aumenta o volume de doações. Assim, no começo do ano letivo seguinte, é quando há maior quantitativo de peças a doar. Neste momento, o CEI Tia Trude está com 563 itens a serem destinados a novos usuários, entre agasalhos, moletons, camisetas e bermudas.

A arrecadação e reuso dos uniformes é desenvolvida na unidade de ensino desde o ano de 2018, originada na necessidade de pais de alunos, que questionavam a equipe do CEI onde poderiam adquirir ou receber alguma doação das vestimentas.

Para saber quem tem interesse no recebimento dos uniformes usados, os professores enviam, na agenda de cada criança, um questionário onde os pais respondem se querem algum item. Em caso positivo, o responsável pelo aluno seleciona o que deseja receber e indica o tamanho. De posse das respostas, então, cada professor faz a separação das peças solicitadas e as entrega aos pais.

A campanha dos uniformes ocorre ao longo de todo o ano letivo, com os pais orientados e estimulados a levar para o CEI os itens que deixam de servir em seus filhos ou quando por algum motivo eles deixam de frequentar a unidade de ensino. “Todas as peças recebidas são colocadas em quarentena, depois são lavadas, esterilizadas. E durante o ano, conforme a necessidade das crianças e de seus pais, vamos fazendo a doação”, explica a diretora do CEI Tia Trude, Suzamara Mafra.

Outros itens

O projeto de sustentabilidade do CEI Tia Trude envolve, além dos uniformes, outros itens: latas, lacres, tampas pet, lâmpadas, pilhas, eletrônicos. Tudo é recebido e organizado para o reaproveitamento do que for possível e o que não tiver mais usabilidade, é destinado ao descarte correto. E mobiliza não apenas a unidade escolar, mas toda a comunidade do seu entorno, que colabora fazendo suas doações.

Comprometimento

A secretária de Educação de Brusque, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, explica que o conceito de sustentabilidade é aplicado como um conjunto de práticas e ensinamentos que ocorrem dentro do ambiente escolar voltadas para o desenvolvimento sustentável do planeta.

“Num mundo onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o meio ambiente sofre com o processo de degradação, a sustentabilidade nas escolas é de extrema importância”, resume.

Para ela, a ação do CEI Tia Trude “demonstra o nível de comprometimento tanto dos profissionais de educação quanto da própria comunidade, que já internalizou a necessidade do cuidado com os materiais reutilizáveis, recicláveis e que possam vir a sofrer transformação para minimizar o impacto do descarte no meio ambiente”. A SEME orienta todas as unidades a procederem da mesma forma.

O Centro de Educação Infantil Tia Trude, no bairro Dom Joaquim, atende a 293 crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, da creche à pré-escola.