Canal Extravasor da Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira minimiza impacto das chuvas em Brusque

Obra do prolongamento da Beira-Rio Margem Esquerda foi entregue em agosto deste ano

BRUSQUE

  1 de dezembro de 2022


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Canal Extravasor da Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira minimiza impacto das chuvas em Brusque

Além de sua importância no sistema de mobilidade urbana, a obra do prolongamento da Beira-Rio Margem Esquerda, denominada Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, tem função estratégica em situações de alagamentos, como a atualmente verificada em Brusque.

Isto porque ela funciona como um canal extravasor do Rio Itajaí Mirim, ampliando a vazão de escoamento do grande volume de água resultante dos vários dias de chuva que acometem a cidade e a região, e minimizando os impactos dessa ocorrência para o município, conforme análise técnica do engenheiro Renato de Borba, da Secretaria de Infraestrutura Estratégica, ao fazer uma retrospectiva histórica da concepção da obra.

O profissional ainda acrescenta que está em construção mais um trecho dessa importante intervenção urbana, a partir do atual trecho final da Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, nas proximidades dos fundos da Apae, passando pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), até a nova ponte que está sendo erguida para ligação entre os bairros Maluche e Rio Branco. “Essas obras, com certeza, têm beneficiado toda a população, pois, sem elas, Brusque já teria sido atingida por várias outras enchentes. Isso sem falar nos inúmeros benefícios que a avenida Beira-Rio tem trazido para o trânsito da cidade”, avalia Renato de Borba.

O trecho inaugurado

A obra entregue do prolongamento da Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, executada em dois anos, tem extensão de seis quilômetros, no trecho entre o Corpo de Bombeiros e a Ponte Santos Dumont, com largura de 16,50 metros, sendo 10,50 metros de pista de rolamento mais passeio de dois metros e ciclovia compartilhada de quatro metros.

Os trabalhos incluíram demolição, proteção de margens, muro de contenção, drenagem, pavimentação asfáltica, pavimentação de calçadas, sinalização e paisagismo e envolveram, ainda, ações especiais na ponte sobre o Ribeirão são Pedro e no prolongamento da ponte Mário Olinger. No total, os recursos investidos foram de R$ 25.192.573,64.

A via está aberta ao trânsito desde setembro do ano passado e foi oficialmente entregue à população no encerramento das festividades de 162 anos de colonização de Brusque, em agosto deste ano.

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