Campanha visa diminuir o número de cirurgias eletivas represadas

Com a pandemia alguns procedimentos haviam sido suspensos

29 de outubro de 2021

Campanha visa diminuir o número de cirurgias eletivas represadas

A Secretaria de Saúde, por meio Diretoria de Processos, Auditoria e Tratamento Fora do Domicílio (TFD), informa que desde o mês de junho deste ano, com nova flexibilidade dos decretos, foi retomada de forma efetiva a liberação de exames, consultas e procedimentos cirúrgicos. Com a pandemia, muitos procedimentos haviam sido suspensos.

A diretora, Katia Regina Furtado, explica que o quantitativo de cirurgias eletivas de média complexidade represadas em junho de 2021 era de aproximadamente 1.350 procedimentos. “Buscamos recursos oriundos do Estado para realizar uma campanha de cirurgias eletivas que iniciou em 09 de outubro e vai até 31 de dezembro. A previsão é de realizar 600 cirurgias eletivas, contemplando as especialidades de cirurgia geral, otorrino, ortopedia, vascular, urologia entre outras”, afirmou ela.

Kátia ressalta que para efetivação desta campanha foi realizado um termo de adesão entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Dom Joaquim, homologado pela Comissão Intergestores Municipais Regionais(CIR) e Comissão Intergestores Bipartite(CIB). “Com o início da Campanha Estadual de cirurgias eletivas a demanda diminuiu consideravelmente”, completou.

Em relação a área de oftalmologia, de junho a setembro de 2021, foram realizadas 458 cirurgias de cataratas, 57 pterígios e outros 150 procedimentos, além da ampliação na oferta de consultas. “Hoje a demanda de espera para o procedimento de catarata é em média 45 dias após a consulta”, afirmou a diretora.

Para 2022, Kátia afirma que o trabalho será intenso na linha das consultas eletivas que também tem um quantitativo represado. Finalizando, ela ressalta o empenho dos profissionais para atender a comunidade. “É gratificante trabalhar com uma equipe que não mede esforços para atender da melhor forma as demandas de saúde de nossa comunidade brusquense”, concluiu.