Caminhada na segunda-feira marca o dia da Saúde Mental

Ação da Secretaria de Saúde inicia às 09 horas, na Beira Rio e organização pede que participantes vistam branco

BRUSQUE

  7 de outubro de 2022


Ouça o texto
Caminhada na segunda-feira marca o dia da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado em 10 de outubro. A data, instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, busca chamar atenção pública para o assunto, cada vez mais presente na sociedade e o reconhecimento da causa do sofrimento por problemas mentais e promoção de saúde mental em todas as idades. Para isso, a Secretaria de Saúde, por meio dos serviços de Saúde Mental, realizará uma caminhada, na segunda-feira (10), às 09 horas, Avenida Bepe Roza (Beira Rio), trecho entre o Hotel Beira Rio e a Apae.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental Municipal, Inajá Gonçalves de Araújo, a data alusiva é relativamente recente. “Estamos começando a ver a saúde mental como uma “realidade”. Talvez, com o tempo de quarentena, mais pessoas passaram a perceber as conexões entre corpo e mente. Pedimos que na segunda, quem for, use uma peça de roupa branca, caso não consiga nesse horário, mas que saia para caminhar nessa data e use uma peça branca e deseja postar nas suas redes sociais incentivando seus conhecidos e convidando para o evento, que use a #saudementalbrusque”.

Inajá esclarece que saúde mental não é doença mental. “Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida”.

Conforme a coordenadora, a população precisa estar atenta à sua saúde mental também. “Deveríamos saber como cuidar da saúde mental assim como aprendemos a escovar os dentes. E deveríamos nos sentir à vontade para buscar um especialista, quando sentimos algo errado. Mas ainda não chegamos nesse patamar. Não falamos de sintomas de depressão com a mesma naturalidade que falamos sobre um problema de pele”.

Por fim, Inajá salienta que a ação é um alerta para as pessoas refletirem sobre a forma como têm vivido suas vidas. “Queremos também tentar desmistificar a busca por profissionais de Saúde Mental. Ninguém precisa se sentir constrangido por precisar do auxílio dos profissionais. Eles estão aqui para ajudar as pessoas a prevenirem doenças ou a tratá-las”.

Inscreva-se na newsletter.