Brusque tem 12 ocorrências registradas em função das chuvas

Precipitação na região deve ser persistente e volumosa nesta terça-feira

BRUSQUE

  20 de dezembro de 2022


Ouça o texto
Brusque tem 12 ocorrências registradas em função das chuvas

Total de 12 ocorrências foram atendidas pela Coordenadoria local de Defesa Civil de Brusque até às 06 horas desta terça-feira (20), em função das chuvas persistentes que assolam a cidade e região nos últimos dias.

Levantamento da Defesa Civil divulgado no começo desta manhã aponta quatro quedas de árvore, nos bairros Azambuja, Jardim e Limeira Baixa. Os alagamentos em residência foram dois, no bairro Rio Branco. Já as ocorrências de deslizamento em residência somam três, em Águas Claras, São Pedro e Azambuja.

Além disso, houve um deslizamento em via no Primeiro de Maio, uma queda de muro no Dom Joaquim e uma constatação de vulnerabilidade em residência na Limeira Baixa.

A Defesa Civil de Brusque reforça a importância de a população estar sempre atenta aos alertas emitidos, por meio do site da Defesa Civil e/ou Redes Sociais ou imprensa, já que conforme previsão do tempo da Defesa Civil estadual, persiste a condição de chuva, ao menos até quarta-feira.

Se o cidadão desejar receber o alerta diretamente no celular, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com n° do CEP da rua onde se situa o imóvel para o n° 40199 e receber os alertas emitidos diretamente pela Defesa Civil estadual.

Para comunicar ocorrências, o contato pode ser feito nos números da Defesa Civil, 199 ou do Corpo de Bombeiros, 193.

191 milímetros em 72 horas

Ainda no balanço das 06 horas desta terça-feira (20), a Defesa Civil de Brusque informa que o acumulado de chuvas registrado pelo órgão no bairro Bateas tem volumes de 101,50 milímetros nas últimas 12 horas; 136,35 milímetros em 24 horas e chega a 191,63 milímetros nas últimas 72 horas (três dias).

O mais recente aviso meteorológico da Defesa Civil estadual, emitido no começo da manhã desta terça-feira (20), aponta para a continuidade da instabilidade na região, com chuva persistente e volumosa entre 06h30 desta terça e 09 horas de quarta-feira (21), no litoral catarinense e áreas próximas.

O aviso é destacado para as regiões que já registram volumes expressivos de precipitação e que seguem influenciados pela circulação marítima.

A Defesa Civil alerta que a chuva segue sendo volumosa e por vezes intensa, com risco muito alto, identificado pela cor vermelha no mapa – e onde Brusque está inserida, para ocorrências associadas (alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações).

O aviso aponta risco, sobretudo, para a Grande Florianópolis, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

Conforme a Defesa Civil estadual, são esperados acumulados elevados, principalmente ao longo desta terça-feira (20), com valores médios de 100 milímetros e com pontuais ainda mais altos, especialmente nas áreas costeiras entre o Baixo Vale, Grande Florianópolis, Litoral Norte e na Serra, no Planalto Sul.

O risco para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa é alto nas áreas sinalizadas em laranja; moderado para as regiões em amarelo e baixo nas áreas em verde no mapa da Defesa Civil.

Inscreva-se na newsletter.