Brusque sedia segunda etapa do primeiro fórum regional de Defesa Civil

Na manhã desta quinta-feira (17), a Associação do Município do Vale Europeu, Amve, realizou no auditório da Uniasselvi, a segunda […]

17 de novembro de 2022

Brusque sedia segunda etapa do primeiro fórum regional de Defesa Civil

Na manhã desta quinta-feira (17), a Associação do Município do Vale Europeu, Amve, realizou no auditório da Uniasselvi, a segunda etapa do primeiro fórum regional da Defesa Civil. A ação reuniu diversos representantes das Defesas Civis de todo o vale. A abertura ocorreu na quarta-feira (16), em Ascurra, onde os temas abordados foram zonas de risco e vistorias.

Já nesta segunda etapa, legislação, o papel dos agentes, e outros assuntos foram debatidos, comenta Edevilson Cugiki, chefe de vistoria e fiscalização. “Abordaremos com palestras diversos temas importantes para a defesa civil. Temos presentes aqui representantes de todas as regiões de Santa Catarina, além da própria estrutura do estado”.

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, enfatiza a importância do preparo dos agentes. “Precisamos cada vez mais melhorar e dar condições aos agentes que fazem parte da Defesa Civil. Atualmente a estrutura de Brusque possui os melhores equipamentos e condições de trabalho para a realização das ações. Sem dúvidas somos uma das melhores do estado”.

O primeiro fórum regional do Vale Europeu encerra na sexta-feira (18), em Timbó.

Quando nasceu a Defesa Civil

Além das palestras, uma exposição com acessórios antigos de guerra, e uma amostragem das primeiras defesas civis foi realizada. Quem conduziu a abordagem foi o subtenente do corpo de bombeiros de Blumenau, Evandro de Melo do Amaral, que explica um pouco a história da Defesa Civil. “Essa exposição vem retratar os primeiros passos da Defesa Civil do mundo. Ela iniciou durante a segunda guerra mundial, por volta de 1940, justamente para proteger o cidadão civil de tudo que a guerra trouxe de malefícios para a comunidade, como incêndio, falta de água, falta de alimentação”.

“Na época, as pessoas mais envolvidas na guerra eram os homens, então estes trabalhos ficaram mais voltados para as mulheres. Em 1940 a Defesa Civil surge, primeiramente na Grã-Bretanha e então se espalhou. No Brasil a primeira Defesa Civil surgiu em 1942, criada por Getúlio Vargas, e ela tomou força em nosso país, e principalmente em Santa Catarina, no Vale Europeu, vítima de desastres naturais como enchentes e deslizamentos”, finaliza Evandro.