Brusque recebe Vale Europeu em Movimento, ação da Amve e Prefeitura de Brusque

Iniciativa visa debater com a comunidade as prioridades para o desenvolvimento da região

30 de maio de 2022

Brusque recebe Vale Europeu em Movimento, ação da Amve e Prefeitura de Brusque

Pensar o desenvolvimento regional e apresentar alternativas conjuntas para toda a região, essa é uma ação da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), com o Vale Europeu em Movimento. Trabalho está percorrendo todos os municípios que compõem a entidade e nesta segunda-feira (30) foi a vez de Brusque. O encontro desta segunda ocorreu no início da noite na Câmara de Vereadores de Brusque e contou com a presença do prefeito de Brusque, Ari Vequi, com o presidente da Amve, Arão Josino, prefeito de Ascurra, diversas autoridades e a comunidade.

O prefeito Ari Vequi falou da importância do trabalho em parceria para a solução de problemas. “Os municípios possuem problemas em conjunto, como a Defesa Civil, saneamento, transporte coletivo, mobilidade, são vários assuntos que não dependem apenas de Brusque, ou Botuverá, depende da região com um todo. A dificuldade, por exemplo, para os moradores de rua, não é apenas para Brusque, é em todo o local, é em todo o país. Temos que buscar a solução em conjunto, com o governo estado, federal e municípios. Isso que é política pública, temos que construir nesse momento, pois cada um dos nossos futuros representantes vão dar a suas propostas e vamos receber as propostas da população,” disse.

A ação
A ação trabalhou em duas etapas: a primeira foi uma reunião com colegiado da prefeitura, com debate sobre a administração municipal e as demandas e questões administrativas, já a segunda etapa foi aberta ao público, contando com a participação das entidades da sociedade civil e toda comunidade. A iniciativa visa debater com a comunidade as prioridades para o desenvolvimento da região.

Na primeira etapa, que foi realizada junto aos diversos setores da prefeitura de Brusque, a equipe técnica da Amve conheceu as demandas das secretarias municipais, para uma análise conjunta entre as necessidades municipais e a possibilidade da associação em apoiar essas necessidades. Este primeiro encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (30), na Câmara de Vereadores de Brusque.

Encontro com a comunidade
Na reunião realizada com a comunidade, que também ocorreu na Câmara de Vereadores, no início da noite desta segunda-feira (30), o primeiro momento foi de apresentação da associação para os participantes, posteriormente foi falado da importância da ação conjunta para o desenvolvimento regional, passado para divisão em grupos em áreas temáticas, principalmente: saúde e assistência social, desenvolvimento econômico, turismo e cultura, educação, infraestrutura, defesa civil e segurança pública.

Objetivo
Todos os 14 municípios da região vão receber os encontros, as demandas e prioridades levantadas formarão o Manifesto pelo Desenvolvimento do Vale Europeu, a ser entregue aos candidatos ao pleito eleitoral deste ano e servirá como base para o plano de ação para os próximos anos.

Associação de Municípios do Vale Europeu
A Amve é composta pelos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.