Brusque recebe etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina

Abertura ocorreu no Colégio São Luiz e contou com a presença do prefeito André Vechi e demais autoridades

23 de maio de 2023

Brusque recebe etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina

Começou nesta terça-feira (23) em Brusque a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina. A competição conta com estudantes de escolas da rede pública e privada de ensino dos municípios de Brusque, Guabiruba, São João Batista, Tijucas, Nova Trento e Canelinha. A disputa envolve jovens de 15 a 17 anos.

Promovido pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) o evento conta com apoio da Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria da Educação e da Fundação Municipal de Esportes.

A abertura da competição ocorreu pela manhã e contou com a presença do prefeito, André Vechi, da secretária da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, e dos diretores da Fundação Municipal de Esportes, Edemar Aléssio, o Palmito, e Marciano Giraldi. O presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Deivis da Silva, também prestigiou a cerimônia.

Depois das boas-vindas aos alunos, feita pelo padre Silvano João Costa, representando o Colégio São Luiz, o prefeito de Brusque tomou posse da palavra e destacou a importância do evento para a cidade. Ex-desportista amador, Vechi ressaltou o papel do esporte em sua formação. Ele ainda destacou a estrutura da cidade como um todo para receber a fase microrregional da competição e desejou uma ótima competição a todos os presentes. “Estamos muito felizes em receber essa etapa microrregional dos Jesc e trazer a Brusque estudantes de várias cidades da nossa região. Eu, como ex-atleta, já participei de categorias de base. Agora, como prefeito, é um grande orgulho poder acompanhar e prestigiar eventos como esse, pois sabemos o quanto o esporte é importante na formação dos cidadãos, provendo disciplina, respeito, e outras virtudes”.

A secretária da Educação, Eliani Buemo, destaca que o esporte traz para a juventude uma situação privilegiada, “uma oportunidade de vivenciar regras, espírito de equipe e um exercício de cidadania”, diz. “De aprender que existe um adversário do outro lado, mas não um inimigo. Quiça todos os alunos pudessem participar dessas atividades, para ter como experiência esse tipo de convívio”.

Para Palmito, diretor-geral da FME Brusque, o poder público tem que valorizar e sempre dar apoio a esse tipo de evento. “É uma fase importante na vida desses alunos. Muitos já são atletas também e precisamos que eles continuem dentro do esporte. Temos que dar sempre apoio ao trabalho muito bem feito pelos professores nas escolas e aos próprios diretores que dão respaldo a essas iniciativas esportivas”, afirma.

Por fim, o presidente da Câmara, Deivis da Silva, diz que cabe também ao Legislativo apoiar o Executivo em competições e eventos que promovam o esporte e a cidadania. “É uma fase importante na vida desses alunos, que estão quase entrando no Ensino Médio e têm mais essa experiência por meio do esporte. Uma atividade de entretenimento, respeito e congraçamento. Na qualidade de presidente da Câmara, sabemos a importância de estarmos juntos dando apoio ao esporte e a toda essa garotada”, finaliza.

A etapa microrregional dos Jogos Escolares vai até quinta-feira (25) e vale vaga para a fase regional da competição. Confira abaixo o calendário completo, com as datas das disputas, locais e horário de início dos jogos.

Terça-feira (23)
8h30 – Xadrez Masculino e Feminino (Colégio Cônsul Carlos Renaux)
8h30 – Voleibol Masculino (Colégio São Luiz)
9h45 – Voleibol Feminino (Colégio São Luiz)