Brusque recebe certificação de resiliência da Defesa Civil de Santa Catarina

Junto com outros 17 municípios Brusque conquistou a categoria prata da certificação

7 de outubro de 2021

Brusque recebe certificação de resiliência da Defesa Civil de Santa Catarina

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (07), a prefeitura de Brusque, por meio da Defesa Civil Municipal, recebeu a placa de certificação de resiliência aos municípios concludentes do Ciclo 2020/2021, obtendo o grau prata do programa SC Resiliente.

O coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edvilson Cugik, destacou a participação do município no programa. “Foi feita a categorização dos municípios mais resilientes do estado, nesse novo ciclo, Brusque somou 30 pontos e alcançou o nível prata na certificação,” disse.

O ciclo 2020-2021 do Programa SC Resiliente contou com a adesão de 114 municípios catarinenses, destes 87 completaram o ciclo e foram certificados. Com as divisões em três categorias, apenas 01 município obteve o grau Ouro, 18 municípios na categoria Prata, incluindo Brusque, e 64 municípios na categoria Bronze e 04 municípios com certificados de participação.

O objetivo do programa é fortalecer a resiliência dos municípios catarinenses, por meio de ações de redução de riscos de desastres, pautadas no incentivo direto e reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina.

Diretrizes:

1. Organizar-se para a resiliência a desastres;
  2. Identificar, compreender e utilizar os cenários de riscos atuais e futuros;
  3. Fortalecer a capacidade financeira para a resiliência.
  4. Buscar desenvolvimento e projetos urbanos resilientes;
  5. Salvaguardar zonas de amortecimento naturais para melhorar as funções de proteção oferecidas pelos ecossistemas naturais;
  6. Fortalecer a capacidade institucional para a resiliência;
  7. Compreender e fortalecer a capacidade da sociedade para a resiliência;
  8. Aumentar a resiliência da infraestrutura.
  9. Assegurar uma resposta eficaz ao desastre;
  10. Acelerar a recuperação e reconstruir melhor.