Brusque realiza atividades do Programa Saúde com Agente

O curso é no formato semipresencial com carga horária de 1.275 horas, e duração mínima de 10 meses

24 de fevereiro de 2023

Brusque realiza atividades do Programa Saúde com Agente

A Secretaria de Saúde de Brusque segue com as ações do Programa Saúde com Agente, que é uma parceria entre a UFRGS, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para capacitar os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias (ACEs). O objetivo é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária. O curso é no formato semipresencial com carga horária de 1.275 horas, com duração mínima de 10 meses, no ano passado algumas atividades online já ocorreram, e desde janeiro elas foram retomadas.

Em Brusque, foram mais de 90 profissionais selecionados, que precisavam cumprir alguns requisitos, um deles ter o ensino médio completo ou estar cursando. O curso teve início no final do ano passado e a chamada dos preceptores se deu em diferentes momentos, dessa forma cada turma está num estágio do curso.

A preceptora, Iracilda Gomes de Oliveira, destacou a importância do curso. “Está sendo um grande e prazeroso desafio. Os alunos entenderam que o trabalho em equipe é positivo, ficam ansiosos para os nossos encontros, para colocarem em prática o que aprendem”.

Para o ACE Jordy Fábio Rengel, a experiência das aulas práticas tem sido de grande aprendizado. “Nós como ACE estamos aprendendo melhor sobre as funções das ACS, assim como elas as nossas, algo bom para as duas categorias, que são vinculadas. O curso traz bastante esse conhecimento, uma unificação que já acontece em alguns Estados do país, e que quanto melhor a parceria entre ambos, melhor para a população”.

Também participante do curso, o ACE Fábio Cristiano Pereira Witczak, destacou que as aulas práticas mostram a realidade da comunidade. “Trabalhamos em conjunto com as ACS, aprendemos muito com as atividades que elas elaboram. As aulas estão nos proporcionando este momento, onde trocamos conhecimentos entre as áreas. Nossa preceptora participa das atividades nos orientando nas dúvidas”.

A ACS, Maria Elisabete Nascimento, afirmou o quanto tem aprendido com o curso. “Nossas atividades presenciais têm sido de muito conhecimento, estamos sendo muito bem assessorados com a presença da preceptora, e nos dá segurança e direcionamento para as atividades de campo”.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU), Rafaela Doria, as atividades práticas ocorrem nos cenários dos serviços de saúde para observação, vivências práticas e realização das atividades. “O curso é uma grande oportunidade de reflexão e aprendizagem no trabalho, fundamental nas atividades do cotidiano, não só desses profissionais como também dos serviços de saúde”.

Entenda a dinâmica do curso

As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em dois momentos, o período de concentração que é constituído por situações de interação e reflexão sobre a vivência dos alunos. Assim, eles desenvolvem as atividades das unidades didáticas para criar, aprofundar, acrescentar e sistematizar o conhecimento teórico que sustenta a prática. As atividades educacionais consistem em aulas síncronas, teleaulas, repositório de materiais educativos (vídeos, filmes, podcast, material de leitura, e games), fóruns de discussão, tarefas de reforço e reposição de conteúdo em arquivo pdf), com o acompanhamento do tutor do curso.

Já no período de dispersão é um momento pedagógico de análise, reflexão e reorganização do processo de trabalho e de intensa interação entre os alunos e dos alunos com seu preceptor. Caracteriza-se como efetivo exercício da função, considerando que a formação do aluno acontece neste momento, em serviço.