Brusque participa do Fórum Parlamentar Catarinense

Reunião foi realizada na quinta-feira (21) e contou com participação dos senadores e deputados federais do Estado, além de representantes dos ministérios da Economia, Saúde e Educação

22 de maio de 2020

Brusque participa do Fórum Parlamentar Catarinense

Na quinta-feira (21) foi realizado em São João Batista o Fórum Parlamentar Catarinense, composto pelos 16 deputados federais e pelos três senadores do Estado. Em pauta, o cenário de Santa Catarina frente à pandemia de Coronavírus (Covid-19) e reivindicações do setor calçadista, uma das principais atividades do município sede do encontro. Marcaram presença no evento, o prefeito de Brusque Jonas Paegle e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do município, Ademir José Jorge.

“A reunião foi importante, pois discutiu a situação do Coronavírus em nível nacional e principalmente em Santa Catarina. Foi discutida também a crise econômica e o que fazer para resgatar a economia. A participação dos ministros também foi importante. Foi comentado também sobre o retorno das aulas, que ainda não têm uma data prevista”, explica Paegle.

A produção do setor calçadista caiu cerca de 70% e mais de 2,9 mil trabalhadores foram dispensados desde a metade de março. “Como a nossa indústria é produtora de itens não essenciais, a perspectiva é que a crise se prolongue mais por aqui do em outras cidades”, pronunciou-se o prefeito de SJB Daniel Netto Cândido durante a reunião, realizada no Centro Cultural Batistense.

Para o coordenador do Fórum, deputado federal Daniel Freitas, a crise econômica vai muito além das questões sanitárias. “A Covid-19 instalou uma crise social e econômica sem precedentes e de efeitos ainda incertos. Estamos diante de uma redução brusca do faturamento das empresas e isso exige a tomada de medidas para a sobrevivência dos negócios pois, assim, preserva-se também a saúde financeira dos cidadãos”, ressaltou.

Representação política

Realizada atendendo a todos os protocolos de distanciamento social, a reunião contou com a presença também dos deputados federais Rogério Peninha Mendonça e Darci de Matos, além da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, e do deputado estadual Altair Silva. O governador Carlos Moisés participou por videoconferência.

“O debate e a busca conjunta de soluções para os desafios impostos pela pandemia a Santa Catarina são muito importantes. O Estado fez a coisa certa, decretou o isolamento antes e isso nos permite hoje, diante do vulto dessa emergência de saúde pública mundial, o controle da situação e a redução da curva de contágio por coronavírus no Estado. Todas as medidas de flexibilização estão sendo tomadas com responsabilidade, preservando a prioridade de salvar vidas, mas permitindo a manutenção de atividades econômicas com segurança. Agradecemos o apoio de todos até aqui e reforçamos a importância de nos mantermos unidos para vencermos esta luta”, destacou o Chefe do Executivo Estadual.

Outros parlamentares componentes do Fórum e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Júlio Garcia, também participaram de forma remota da reunião. Assim como o Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Jorge Luiz Kormann, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys.

“Novas medidas voltadas à abertura de crédito estão sendo implementadas agora e terão reflexos nas próximas semanas. No entanto, estamos abertos ao diálogo com os setores que não forem atendidos por estas medidas transversais”, destacou o representante do Ministério da Economia.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa de SJB