Brusque lança Plano de Desenvolvimento Econômico

Projeto faz parte do Programa Cidade Empreendedora e teve a aprovação e participação de empresários

11 de setembro de 2019

Brusque lança Plano de Desenvolvimento Econômico

Nesta terça-feira (10), aconteceu, no Centro Universitário de Brusque (Unifebe), o seminário para apresentação do diagnóstico da economia do município aos empresários e a definição dos eixos a serem trabalhados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal, o PEDEM. O evento faz parte do Programa Cidade Empreendedora, parceria da Prefeitura de Brusque com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae SC), e teve grande aderência de empresas do município.

Os dados levantados foram apresentados e a partir deles os presentes definiram os cinco eixos a serem trabalhados, sendo eles: indústria têxtil, confecção, eletrometalmecânica, construção civil e tecnologia, inovação e educação.

A partir desse seminário os representantes de cada eixo devem ter de três a quatro reuniões para iniciar a desenvolver estratégias, diretrizes e planos de ação para a conclusão do plano até o final do ano.

André Vechi, diretor na Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica, explica que a meta é colocar o projeto em prática a partir do próximo ano. “Os eixos serão trabalhados individualmente, para terminar a etapa de construção do plano até o final do ano e a partir do ano que vem começar a executar, com vista a 10 anos, mas terão ações de curto, médio e claro de longo prazo”.

O plano teve grande participação e aprovação das empresas. Segundo Vechi, o evento superou as expectativas. “Brusque foi o município que mais teve empresários presentes no seminário de lançamento e eles participaram e mostraram interesse no projeto.”

O que é o PEDEM?

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal é um dos projetos do programa Cidade Empreendedora, e tem o objetivo de elaborar um plano estratégico de desenvolvimento econômico para a cidade nos próximos 10 anos. André explica que nesse projeto a prefeitura atua como coadjuvante. “Quem está encampando o projeto é Acibr, a Prefeitura juntamente com o Sebrae está dando todo o suporte”.