Brusque lança Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM)

O trabalho é subdividido em 5 eixos estratégicos visando o desenvolvimento de Brusque nos próximos 15 anos.

24 de junho de 2020

Brusque lança Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM)

Com o objetivo de identificar e planejar os setores econômicos da cidade para promover o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população, o Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Brusque e a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) lançaram na tarde desta quarta-feira (24) o Brusque Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM).

A solenidade contou com a presença do prefeito de Brusque, Jonas Paegle, do vice-prefeito Ari Vequi e diversos representantes de entidades de Brusque, contanto também com a participação por videoconferência de representantes de entidades e apoiadores. A consultora do SEBRAE/SC Cláudia Gelosa explicou que um dos principais objetivos foi estabelecer estratégias a partir da visão da sociedade, identificando as prioridades dos principais eixos estratégicos do município e traçar um plano de ação para que esses setores sejam fortalecidos.

Para o Prefeito Jonas Paegle o Plano de Desenvolvimento Econômico é uma ferramenta que vai impulsionar a cidade. “A importância do PEDEM na nossa cidade é de suma importância. Na nossa administração é que começou o projeto, para ali na frente nós termos pessoas qualificadas na área de indústria têxtil que é mais chamativa, que é a origem de Brusque, berço da fiação catarinense. Na área de indústria metalmecânica, na área de construção civil, na área de inovação e educação. Tudo isso para a economia, Brusque crescendo, com qualidade, mão de obras presente. Isso é fundamental para a nossa cidade,” disse.

O vice-prefeito Ari Vequi falou sobre a importância do planejamento para o desenvolvimento da cidade. “ O levantamento em 5 eixos para os próximos 15 anos, a construção civil, tecnologia e inovação, indústria têxtil, indústria de confecção e indústria eletromecânica. A importância do planejamento a longo prazo dessas atividades na nossa cidade, que já representa a grande massa dos nossos recursos arrecadados e do grande volume de empregos,” disse.

Eixos

Construção Civil
O setor Construção Civil de Brusque abrange as seguintes atividades econômicas: Construção de edifícios, Serviços especializados para construção, Atividades Imobiliárias e Obras de infraestrutura.

Educação, Tecnologia e Inovação
O eixo de Educação, Tecnologia e Inovação de Brusque abrange as seguintes atividades econômicas: Reparação e manutenção de equipamentos de informática e comunicação; Atividade de prestação de serviços de informação; Atividades dos serviços de tecnologia da informação; Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos; Educação infantil e ensino fundamental; Ensino médio; Educação superior; educação Profissional do nível técnico e tecnológico; Atividades de apoio á educação; Outras atividades de ensino.

Têxtil
O Eixo abrange as seguintes atividades econômicas de Têxtil: Preparação e Fiação de Fibras Têxteis; Tecelagem, Exceto Malha; Fabricação de Tecidos em Malhas; Acabamentos em Fios, Tecidos e Artefatos Têxteis; Fabricação de Artefatos Têxteis Exceto Vestuário.

Confecção
As atividades que compreendem o eixo econômico estratégico são: Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios; Fabricação de Artigos de Malharia e Tricotagem.