Brusque já soma 23 casos autóctones de dengue

O Programa de Combate a Endemias confirmou o 39º caso de dengue em Brusque. Trata-se de uma criança, de nove […]

BRUSQUE

  9 de julho de 2020


Ouça o texto
Brusque já soma 23 casos autóctones de dengue

O Programa de Combate a Endemias confirmou o 39º caso de dengue em Brusque. Trata-se de uma criança, de nove anos, moradora do bairro Santa Rita, que contraiu a doença no próprio município. Este ano a cidade contabiliza 23 casos autóctones de dengue e 16 importados.

Ao todo são 898 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, espalhados em 22 bairros. O bairro mais atingido é o Santa Rita, com 128; seguido pelo Centro, com 91. Santa Terezinha possui 73 focos e São Luiz, 68.

“Comparado ao mesmo período no ano passado, quando encontramos 386 focos, o aumento foi de 132%. Isso resulta em uma preocupação com relação a transmissão da dengue. Já temos o vírus circulando, temos pacientes confirmados e número elevado de larvas e mosquitos”, detalha a coordenadora do programa de Combate a Endemias, Letícia Figueredo.

“Continuamos pedindo a colaboração da comunidade para eliminar recipientes que acumulem água, utilizem cloro nos ralos. Que estes hábitos sejam incorporados na rotina para que a gente possa minimizar o impacto da dengue no nosso município”, reforça.

“Também pedimos que as pessoas recebam os agentes de endemias. Temos foco em todo o município e temos dificuldade de vistoriar as residências, em algumas regiões. Se tiver dúvida, podem entrar em contato aqui com a Vigilância em Saúde, para conferir se são os agentes mesmo. Precisamos entrar para vistoria insulinodependente do local estar limpo ou não”, finaliza Letícia.

Inscreva-se na newsletter.