Brusque já realizou 800 procedimentos oftalmológicos em 2021

A cidade atualmente está com a fila zerada para cirurgias oftalmológicas

22 de outubro de 2021

Brusque já realizou 800 procedimentos oftalmológicos em 2021

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, já realizou cerca de 800 procedimentos oftalmológicos em 2021. O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, salientou o esforço da administração para dar conta das demandas, e ressaltou que a pandemia nesses últimos tempos tem afetado diretamente nas ações. A boa notícia, é que os números da Covid-19 estão diminuindo na cidade, e aos poucos, os serviços estão voltando a serem ofertados.

As cirurgias de cataratas já foram retomadas, e até o momento, 600 já foram realizadas, assim como também foram feitas mais 100 cirurgias de pterígio e outros 100 procedimentos oftalmológicos diversos. “A Administração Municipal vem sempre se mobilizando com as melhores intenções, mas infelizmente em função da pandemia ocorreram alguns atrasos que serão em breve sanados”, explicou.

Em relação às consultas, o secretário explica que ações já vinham sendo pensadas para diminuir os números. “Estamos em contato com o nosso parceiro que realiza a parte oftalmológica para o município, para que abra um dia extra na agenda deles para que possamos dar uma vazão maior a esse quantitativo”.

No próximo mês, uma campanha deverá ser realizada para dar celeridade nos retornos. “Pretendemos fazer no mês de novembro, durante sete dias, 300 consultas. Faremos um chamamento, denominado mutirão para que possamos reduzir ainda mais este número e chegarmos até o final do ano com essa fila próxima de zero”, explicou o secretário.

De acordo com Osvaldo, o município realiza em torno de 400 consultas e retornos mensais. E ele ressalta que Brusque atualmente está com a fila zerada para cirurgias oftalmológicas.

Mutirões de consultas em cardiologia

O secretário ainda informa que neste ano ocorreram mutirões de consultas em cardiologia, um serviço que tinha uma grande demanda. “Zeramos as consultas de primeira vez em cardiologia. Também estamos avançando com as cirurgias gerais, que são de fato muito importantes, já fizemos um quantitativo expressivo, lembrando que elas foram paralisadas com a pandemia. Então estamos trabalhando em várias frentes para atender da melhor forma a comunidade”, concluiu Osvaldo.