Brusque já possuía educação inclusiva e multiprofissional antes de lei aprovada pela Câmara

Atuação já acontece nas escolas da rede municipal desde 2018

16 de setembro de 2019

Durante a última semana, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga as redes públicas de educação básica a terem equipe multiprofissional com psicólogo e assistente social (PL 3688/00).

Em Brusque, porém, essa já é a realidade na rede municipal de ensino, com o Núcleo de Apoio Multiprofissional a Educação Inclusiva (NAMEI), que já vem atuando nas escolas desde 2018.

No final de 2017, a equipe de servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEME) começou a montar a equipe multidisciplinar, que de início era composta por uma assistente social e uma psicóloga.

No início de 2018, passou a integrar o grupo uma neuropsicopedagoga. Em março do mesmo ano, foi elaborado e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação a resolução que regulamenta o atendimento educacional especializado da rede municipal.

Atualmente, os profissionais que compõem a equipe são: fonoaudióloga, psicóloga e neuropsicopedagoga/psicopedagoga.

“O NAMEI é uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, com atuação integrada, que visa o apoio e assessoramento técnico de profissionais e estudantes vinculados a política de educação especial da rede municipal de educação”, ressalta a secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo.

O projeto tem o intuito de promover a política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, a formação continuada dos profissionais que atuam na educação especial da Rede Municipal e a cultura de inclusão no âmbito escolar, visando garantir o acesso, a permanência e a inclusão dos estudantes público-alvo de educação especial.

Além de estabelecer parcerias com as instituições conveniadas e não conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação, visando o fortalecimento do paradigma da educação inclusiva e sempre que possível estabelecer parcerias com instituições de ensino superior objetivando a realização de pesquisas, estudos e projetos de extensão na Rede Municipal de Educação.