Brusque investe R$ 35 milhões em quatro novas pontes e uma reforma

Este é o maior investimento em mobilidade da história do município

3 de março de 2022

Brusque investe R$ 35 milhões em quatro novas pontes e uma reforma

A infraestrutura urbana de Brusque vai atingir um novo patamar de qualidade, especialmente em relação à mobilidade. Isto porque a cidade vai ganhar quatro novas pontes, além da reforma e ampliação de mais uma estrutura. É o maior investimento em mobilidade da história do município, com recursos que superam os R$ 35 milhões.

A primeira nova ponte vai ser erguida no Centro e vai ligar a Rodovia Antônio Heil à João Bauer. Apenas nesta estrutura, vão ser investidos R$ 19,7 milhões. Em extensão, esta será a maior ponte da cidade. A segunda nova estrutura vai ligar as comunidades do Maluche e Rio Branco / Guarani. Essa obra é o ponto inicial do complexo da futura Beira-Rio Dom Joaquim e vai ter recursos estimados em R$ 15 milhões.

Financiadas pelo Finisa, que é o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público da Caixa Econômica Federal, essas duas obras ontem (02) tiveram sua publicação feita no Diário Oficial da União.

Também no bairro Dom Joaquim, a atual ponte existente na rua DJ-003, onde só transitam atualmente veículos leves, será demolida e em seu lugar será erguida uma nova estrutura. Um investimento previsto de R$ 2,3 milhões. E a quarta nova ponte será construída em substituição à atual estrutura da ponte que liga as ruas Itajaí e Durval Luz, nos bairros Santa Terezinha e Limoeiro. Neste local, o valor investido deve ser de R$ 1,7 milhão, obra que conta com recurso do governo do estadual.

Além dessas quatro novas pontes, a Prefeitura também vai efetuar a reforma e revitalização com ampliação da trafegabilidade (das atuais 30 para 45 toneladas) da ponte Alois Petermann, entre os bairros Rio Branco e Dom Joaquim, onde no momento só passam veículos leves, com investimento estimado em R$ 2 milhões.

Segundo o Prefeito Ari Vequi, mesmo com os trâmites burocráticos, os trabalhos acontecerão em breve e os recursos para a execução de todos os projetos estão garantidos. “Ainda em março devem iniciar os processos licitatórios de todas as obras. São mais de R$ 35 milhões investidos apenas em pontes na cidade. Nunca, na história de Brusque, ocorreu tanto investimento, tanta obra, simultaneamente, em pontes, o que reafirma o nosso compromisso com a cidade que queremos para o presente e para o futuro, como definimos no nosso projeto Brusque 2030”, celebra.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre cada uma das pontes:

Ponte Nova – Centro: Dimensão de 121,05 x 17,50m. Área de 2.126,25m2

Ponte Nova – Beira Rio Maluche / Rio Branco: Dimensão de 100 x 12,80 m. Área de 1.280,00m2

Ponte nova – DJ 003 – Dom Joaquim. Dimensão de 30 x 12 m. Área de: 360,00m2

Ponte Rua Itajaí – Santa Terezinha / Limoeiro: Dimensão de 25 x 13,50 m. Área de: 337,50m2

Ponte Alois Petermann – Rio Branco / Dom Joaquim – Recuperação. Dimensão de 70 x 11,50 m. Área de: 805,00m2