Brusque inaugura nova sede para o CAPS Infantojuvenil

Espaço exclusivo para atendimento à crianças e adolescentes representa importante avanço nos serviços de saúde mental

3 de maio de 2021

Brusque inaugura nova sede para o CAPS Infantojuvenil

Brusque conta, a partir desta segunda-feira (03), com um importante avanço nos serviços de saúde mental, com a entrega oficial da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-i).

O espaço é voltado exclusivamente ao acolhimento e atendimento de saúde de crianças e adolescentes entre zero e 18 anos incompletos, portadores de transtornos mentais severos e persistentes, seja eles comportamentais, emocionais, alimentares, autolesão, tentativa de suicídio e, ou, dependentes de álcool ou outras drogas, psicoses e com comportamentos de risco.

Ao reforçar a determinação de que a área da saúde é a grande prioridade da gestão e que o foco principal é a humanização, no ato de entrega das novas instalações do CAPS-i, o Prefeito Ari Vequi destacou que “nada vale a pena se não for para melhorar a qualidade de vida da nossa população”. Para ele, apesar dos avanços conquistados, “é preciso fazer ainda mais porque, cada paciente recuperado é um ganho para a cidade”.

Já o secretário de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, enalteceu o trabalho em equipe desenvolvido pelos profissionais da pasta. “Saúde é um processo feito a muitas mãos e certamente, neste local, os usuários do serviço vão receber o devido atendimento com todo cuidado e humanização, num espaço todo pensado para atender nossas crianças, adolescentes e seus familiares”. A meta, segundo o titular da secretaria, “é devolver a cidadania que perderam. As vítimas da violência precisam e terão, no CAPS-i, dignidade, respeito, carinho, proteção e vida”, encerrou.

Além do Prefeito e do secretário de Saúde, participaram do ato inaugural o Vice-Prefeito Gilmar Doerner, diretores e equipe de profissionais da secretaria de Saúde.

Como funciona o CAPS-i

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil compõe a rede de atenção à saúde mental do município e seu objetivo é estimular a integração social e familiar das crianças e dos adolescentes com fortalecimento dos laços sociais, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, fortalecer os fatores de proteção, melhorar as alternativas aos comportamentos de risco e atender às necessidades desse público.

Esse atendimento será realizado de forma multidisciplinar nas áreas da medicina, enfermagem, psicologia, assistência social, educação física, arte terapia além da equipe de suporte administrativo e serviços gerais e monitoria. O acesso ao serviço é realizado, preferencialmente, por meio de encaminhamento das unidades de saúde. Escolas, Conselho Tutelar e quaisquer outras instituições que trabalham com crianças e adolescentes podem solicitar a avaliação de casos.

O novo CAPS-i fica situado na Rua Dr. Olímpio de Souza Pitanga, 20, bairro Jardim Maluche, próximo a outros equipamentos públicos e da sociedade organizada, voltados ao atendimento dessa faixa etária populacional. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 07h às 17h, sem fechar para almoço.