Brusque ganha a partir deste mês o Projeto Galeria Itinerante Vai à Escola

Atividade vai ser desenvolvida em conjunto entre a Fundação Cultural e Secretaria de Educação

18 de maio de 2022

Brusque ganha a partir deste mês o Projeto Galeria Itinerante Vai à Escola

A Fundação Cultural, junto com a Secretaria de Educação, lança neste mês de maio o Projeto Galeria Itinerante. A ação vai unir as áreas da cultura e educação, em um processo de identificação e valorização dos bens culturais e artísticos existentes em Brusque.

O objetivo é proporcionar o contato com as obras de artes da Bienal Internacional de Artes de Brusque de 1989, em uma exposição nas escolas, para os alunos poderem ter contato, compreender a importância de ser espectador, preservar e valorizar o patrimônio artístico da cidade.

A primeira unidade educacional a receber o projeto é a Escola de Ensino Fundamental Poço Fundo, na sexta-feira da próxima semana, dia 20 de maio. Ela contará com obras dos artistas Calin Beloescu e Romul Nutiu, da Romênia; Sal Gerd-Beyer, da Alemanha e Antero Olin, da Finlândia. A mostra ficará aberta para a visitação de todas as turmas da escola, dos colaboradores do colégio e da comunidade, das 07h30 às 17 horas.

A diretora-geral da Fundação Cultural, Zane Marcos, explica a importância da iniciativa. “Esse projeto vai envolver os alunos da rede municipal de ensino e a comunidade local. O objetivo é propiciar o contato dos alunos com as obras, tornando assim a arte parte do cotidiano dos jovens. Assim, uma nova geração terá a compreensão da valorização do nosso patrimônio cultural”.

O que foi a Bienal Internacional de Artes de Brusque de 1989

A Bienal Internacional de Artes em Brusque em 1989 foi realizada entre os dias 28 de julho a 13 de agosto de 1989, no pavilhão da FIDEB e foi promovida pelo Departamento de Artes Plásticas da ASSAC (Associação Artístico Cultural de Brusque), Prefeitura Municipal de Brusque e Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte.

O artista Jorge Grimm, diretor do Departamento de Artes Plásticas da ASSAC e coordenador da Bienal, foi o curador e contou como membros da comissão organizadora André Antônio Lando, Eduardo Artur Pereira, Ester Renaux, Jorge Grimm, Jussara Renaux, Marisa Dittrich, Rubens Aviz e Verônica Loos.

A exposição contou com a inscrição de mais de 500 artistas, entre eles 90 eram brasileiros e os demais estrangeiros de 54 países, com média de quatro mil obras expostas, divididas em áreas, de acordo com as linguagens artísticas, dentre elas, pintura, escultura em cerâmica, fotografia, arte postal, selo, impresso, fita cassete e poesia. Estima-se que durante os 13 dias de evento mais de cinco mil pessoas visitaram a exposição, que foi considerada “o maior evento artístico de toda a história de Brusque”, de acordo com