Brusque é uma das cidades mais ágeis para se abrir empresas no Brasil

A cidade se destacou ficando na quinta posição nacional

9 de junho de 2022

Brusque é uma das cidades mais ágeis para se abrir empresas no Brasil

Brusque foi eleita a quinta cidade mais ágil para se abrir uma empresa no Brasil, a informação foi divulgada pelo Mapa de Empresas, boletim do 1º quadrimestre/2022, Ministério da Economia. A cidade se destacou ficando na quinta posição nacional, com o tempo de abertura de uma empresa ficando em 4h e 33 minutos. A primeira posição ficou com a cidade de Xaxim/SC

O diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Guilherme Ouriques, falou sobre o resultado obtido por Brusque no boletim. “Vem com o destaque para coroar as ações que foram realizadas dentro da diretoria geral da fazenda em relação a abertura de empresas desde 2018. No intuito de adequar nossas ações ao espírito empreendedor da cidade. Brusque foi uma das primeiras cidades do país a aderir à lei de liberdade econômica. Foram tomadas diversas atitudes para a modernização, transparência e melhorias gerais voltadas ao contribuinte,” disse.

Ouriques destacou ainda a modernização para facilitar para quem deseja empreender. “Hoje, a abertura de uma empresa em Brusque é totalmente digital e quase totalmente automatizada, levando em média de quatro horas para ser concluída. Mais procedimentos estão em andamentos para serem automatizados, para tornar a vida do empreendedor ainda mais prática. Vemos toda a ação relacionada ao cadastro de empresas da cidade, como um grande caso de sucesso em relação à modernização da atividade estatal, principalmente focados em processos digitais, automatização de processos e desburocratização. Estamos extremamente satisfeitos com os resultados obtidos,” salientou.

O estado de Santa Catarina foi destaque no boletim, com quatro municípios nas cinco primeiras posições, Xaxim (SC) como o mais rápido para se abrir empresas, onde foram abertas empresas em 3 horas. Mafra, Criciúma, Brusque e Navegantes, os outros municípios do estado nas primeiras posições, resultado do primeiro quadrimestre de 2022.

Nacional
No primeiro quadrimestre de 2022, foram abertas 1.350.127 empresas, o que representa um aumento de 11,5% em relação ao último quadrimestre de 2021, porém com queda de 3,2% quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2021. No mesmo período, foram fechadas 541.884 empresas, aumento de 11,5% no quantitativo de empresas fechadas se
comparado com o último quadrimestre de 2021, além de aumento de 23,0% em relação ao mesmo período em 2021. Os resultados revelam um saldo positivo de 808.243 empresas abertas, com um número total de 19.373.257 empresas ativas.

O tempo médio
registrado no primeiro quadrimestre de 2022 para abertura de empresas no Brasil é de 1 dia e 16 horas, o que representa uma queda de 8 horas (16,7%)
em relação ao quadrimestre anterior. Quando comparado com o mesmo período em 2021, o dado apresenta uma redução de 1 dia e 13 horas (48,1%). Destaca-se que o tempo médio alcança o menor valor registrado na série histórica.

Municípios com menores tempos de abertura de empresas no primeiro quadrimestre de 2022
1º Xaxim/SC – 3 horas
2º Nanuque/MG – 3 horas e 29 minutos