Brusque é selecionada para projeto piloto de Controle da Sífilis Congênita

Ação do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado, OPAS e UFSC escolheu nove cidades catarinenses com potencial de eliminação da doença

BRUSQUE

  6 de maio de 2021


Ouça o texto
Brusque é selecionada para projeto piloto de Controle da Sífilis Congênita

A cidade de Brusque foi escolhida para participar do Projeto piloto “Controle da sífilis congênita em municípios de Santa Catarina com potencial de eliminação da doença”. O objetivo é controlar e eliminar a patologia nos nove municípios catarinenses selecionados para a ação. Atualmente, Brusque tem três casos de sífilis congênita, 34 casos de sífilis em gestantes e 53 casos de sífilis em adultos.

O departamento de vigilância epidemiológica, junto ao setor de combate à sífilis do município, tem realizado investigação e todo o suporte para controlar a doença E foi justamente este trabalho de qualidade que levou à cidade a ser selecionada para receber o projeto piloto.

“A sífilis é uma enfermidade sistêmica, exclusiva do ser humano, conhecida desde o século XV, e seu estudo ocupa todas as especialidades médicas. Tem como principal via de transmissão o contato sexual, seguida pela chamada ‘transmissão vertical’, da gestante para o feto, durante o período de gravidez, quando a mãe com sífilis não trata a patologia ou a trata de maneira inadequada”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer. Ela acrescenta que a sífilis também pode ser transmitida por transfusão sanguínea.

A apresentação dos sinais e sintomas da doença é muito variável e complexa. Quando não tratada, evolui para formas mais graves, podendo comprometer o sistema nervoso, o aparelho cardiovascular, o aparelho respiratório e o aparelho gastrointestinal.

Para a detecção da doença, todas as Unidades de Saúde de Brusque realizam os testes rápidos e ofertam à comunidade o suporte completo em acompanhamento e tratamento.

O projeto “Controle da sífilis congênita em municípios de Santa Catarina com potencial de eliminação da doença” é uma cooperação técnica entre a Gerência de IST/HIV/AIDS e Doenças Infecciosas Crônicas (GEDIC/DIVE), do Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS/UFSC), do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS) e da Organização PanAmericana da Saúde (OPAS).

Os municípios que participarão do projeto em território catarinense são: Brusque, Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Tubarão, Criciúma e Chapecó.

Inscreva-se na newsletter.