Brusque é reconhecida em premiação alemã de sustentabilidade

Cidade ficou em primeiro lugar na categoria “parcerias municipais”, por conta da parceria com o Distrito de Karlsruhe

9 de dezembro de 2020

Brusque é reconhecida em premiação alemã de sustentabilidade

Na última semana, a parceria entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe “50 Parcerias Municipais pelo Clima” recebeu o primeiro lugar no 13º Prêmio Anual de Sustentabilidade Alemã, Deutshcer Nachhaltigkeitspreis – DNP. O município empatou com Rhuango, em Ruanda na África, e seu parceiro alemão Landau. Sendo assim, o prêmio foi compartilhado e a cidade recebeu 15 mil euros. Brusque estava inscrito na categoria “parcerias municipais”.

“A parceria com o Distrito de Kalrsruhe mostra que continua trazendo divisas ao município de Brusque, que foi agraciado com seu terceiro prêmio em solo alemão, sendo este de grande relevância em toda Europa”, comemora o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Cristiano Olinger. Acompanhado de Ana Paula Bonatelli, que atua junto ao Distrito de Karlsruhe, ele recebeu o Prêmio em nome de Brusque, em uma cerimônia virtual.

O DNP concede contribuições inovadoras para transformar o planeta e garantir um futuro mais sustentável. O prêmio tem como objetivo promover o networking por meio das fronteiras e incentivar parcerias, bem como motivar todos os principais atores a promover mudanças.

Com oito competições, mais de 800 candidatos e dois mil convidados na premiação, o Prêmio Alemão de Sustentabilidade é o mais abrangente do gênero na Europa.

O DNP é realizado no Dia Alemão da Sustentabilidade, que evoluiu para a principal convenção internacional sobre o tema desde 2008.

Para Olinger, o reconhecimento de Brusque na premiação deste ano demonstra que a parceria traz diversos frutos aos envolvidos. “Um diferencial que nós tivemos nos últimos dois anos foi a realização das conferências ODS, envolvendo agora novas ações e novos temas que atendem a agenda 2030 da ONU. Algo que tem sido buscado constantemente na questão de sustentabilidade”, explica.

“Aqui no Brasil nós não temos muito conhecimento, mas na Alemanha é um prêmio muito comemorado. Junto com Brusque, por exemplo, várias celebridades foram premiadas por suas ações em vários fatores, incluindo Elton John e o cantor americano Jack Johnson, que se apresentou logo após a nossa premiação. Então é um prêmio realmente para a gente comemorar muito”, conclui o superintendente.