Brusque cresce e Ibplan trabalha na melhora e planejamento urbano da cidade

Além de novo plano diretor, instituto quer aumentar serviços online

BRUSQUE

  28 de dezembro de 2022


Ouça o texto
Brusque cresce e Ibplan trabalha na melhora e planejamento urbano da cidade

O Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) vem trabalhando para agilizar a vida do brusquense, só este ano foram mais de 600 alvarás emitidos pela instituição, além das ações de fiscalização e análises realizadas. Ainda em 2022 o Instituto trabalhou firme nas ações do novo plano diretor da cidade, previsão que é que a minuta seja entregue em maio.

O diretor-presidente do instituto, Leonardo Schmitz, fez uma avaliação. “Foi um ano bastante produtivo, tivemos uma demanda muito grande em números de alvarás, consultas prévias, principalmente para construções. Foi um ano que houve mais trabalho comparado aos anos anteriores, com um grande crescimento na parte da construção civil. Para nós é muito bom, pois vem de encontro com toda situação que está sendo levantada e já está com meio caminho andado para o novo plano diretor da cidade, então, isso com certeza já dá uma abrangência maior para toda essa análise,” destacou.

O diretor de planejamento do IBPLAN, André Bózio, falou da importância do trabalho que vem sendo desenvolvido e o quanto o trabalho vai ajudar a modernizar e desburocratizar os serviços. “A revisão do plano diretor vem ao encontro de termos esses dados e já o futuro da cidade de forma mais assertiva. Com esse levantamento de dados, nós juntos ao GeoBrusque fizemos a parte de integração de dados territoriais e intersetoriais, com todas as secretarias, fizemos uma reunião para padronizarmos os tipos de dados do território, assim entregamos tudo em uma base única de dados. Com isso, quando o plano diretor for aprovado, a gente vai disponibilizar essa grande base de dados para a população, para os moradores e profissionais técnicos. Isso fará com que certas solicitações, que às vezes demorariam cinco dias para levantarmos, a população vai poder ter em mãos com apenas um clique,” explicou.

Relatório 2022 – IBPLAN

Diretoria de Análise de Projeto
Alvarás Emitidos: 611
Alvarás Protocolados: 312
Consultas Prévias de Construção Emitidas: 1706
Buscas em Arquivo de Alvará de Construção/
Projeto: 103

Diretoria de Parcelamento do Solo
Desmembramentos: 24
Unificação de Áreas: 110
Retificação de Áreas: 453
Retificação com Unificação de Área: 41
Desdobro de Área: 212
Alteração de Divisas: 35
Absorção de Vias: 39
Anuência (área rural): 18
Loteamentos: 7

Diretoria de Fiscalização
Habite-se: 848
Autorização para Demolição: 134
Certidão de Demolição: 107

Diretoria de Planejamento Urbano
Alinhamento de Muro: 37
Denominação de via: 17
Food-Truck: 18
Definição de Gabarito de Via: 38
Localização de Imóvel: 24
Verificação de Domínio Público: 109
Extensão de Via: 13

Revisão do Plano Diretor
Oficinas Participativas em todas as regiões para coletar dados para a revisão legislativa urbana, audiências públicas, reuniões com entidades governamentais e de classe.

Junto ao GeoBrusque, finalizou o Programa de Melhoria da Arrecadação Tributária (PMAT). Novo Sistema de Informação Geográfica (SIG), on-line.

Continuidade do processo de estruturação na Consulta de Viabilidade de forma digital.

Ações educativas e de análise de requisitos intersetoriais em relação à integração e sistematização do município.

Realização do mapa geotécnico preliminar do município, Estruturação de banco de dados para índices de Caminhabilidade, em parceria com a UNIFEBE, elaboração e gestão de um Observatório Urbano de Valores.

Participação no processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos e da contratação de empresa para elaboração do Edital de Concessão do Transporte Público.

Inscreva-se na newsletter.